A Arquidiocese de Belém instalará nesta quinta-feira (19), a Área Missionaria Santíssima Trindade (Rua Amor Perfeito, nº 37 – Águas Brancas, Ananindeua), com santa missa, às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, além dos padres Redentoristas e da Região Episcopal Menino Deus.

Também participará da celebração os padres Santíssimo Redentor (Redentoristas), o Padre Antônio Zanini e o Padre Beijamin Menegolla, que será o administrador. A congregação também é responsável, desde 1947, pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Telégrafo). O convenio entre a Arquidiocese de Belém e os padres Missionários Redentoristas será assinado na tarde do dia 19, em seguida, pela noite, a celebração de instalação da Área e posse do administrador.

O terreno da nova área situa-se atrás da área da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e estende-se até a comunidade quilombola do Abacatal. Com a nova criação a arquidiocese chegando ao total de 94 paróquias, sendo cinco Áreas Missionárias (quase paróquias): São Paulo Apóstolo, São Clemente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Francisco do Murinim.

As paróquias são divididas em oito Regiões Episcopais (Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Sant’Ana, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, São Vicente de Paulo, São João Batista) que atendem a grande Belém (distritos de Mosqueiros, Outeiro, Icoaraci e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbara).

Área Missionaria Santíssima Trindade

Desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Auxiliadora a nova Área Missionaria terá as comunidades: São José operário, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Sagrada família, Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Bom Jesus Menino, Nossa Senhora da Conceição e Santa Rita.

A Santíssima Trindade pertencerá a Região Episcopal Menino Deus, que já conta com 13 paróquias são elas: Área Missionária São Paulo Apóstolo, Área  Nossa Senhora do Perpetuo Socorro  do Canaã, Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos e São Pio X.

Região Episcopal Menino Deus

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese, criada em 1991, pelo então Arcebispo Dom Vicente Joaquim Zico. A Região já foi desmembrada duas vezes, a primeira em 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo e a segunda em maio deste ano, para criação da Região Nossa Senhora do Ó. O Padre Ederaldo da Mata Silveira é o Vigário Episcopal da Região Menino Deus, que conta com 14 paróquias.

Celebrações 300 anos

O Ano Jubilar da Arquidiocese de Belém teve abertura em 22 de fevereiro deste ano, na celebração da Cátedra de São Pedro, com Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, os bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todos os sacerdotes da Arquidiocese.

Ainda em fevereiro foi criada a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, no conjunto Eduardo Angelim e em março, a Área Missionária São Clemente, no Bengui. A partir de então a arquidiocese celebrou a criação de nova Regiões Episcopal, Semanas Missionárias Pastorais, ordenações diaconais e sacerdotal, Simpósio de Filosófico e Teologia, além de receber, por meio de uma cerimônia especial na Câmara Municipal de Belém, o reconhecimento por seus trabalhos à sociedade belenense.

Criação da Diocese

A Diocese de Belém foi criada no dia 04 de março de 1719, pela Bula “Copiosus in Misericórdia” do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, com o nome de Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, passou a ser a quinta no Brasil.

Durante os 187 anos, como diocese, teve 13 bispos e cinco paróquias: Nossa Senhora da Graça (Catedral Metropolitana), Sant’Ana da Campina, Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário de Nazaré).

Elevação da Arquidiocese de Belém

Em 1° de maio de 1906, a então Diocese foi elevada a Arquidiocese e sede Metropolitana pela Bula “Sempiternum humani generis” do Papa São Pio X. As Dioceses do Amazonas, Piauí, Maranhão e a Prelazia de Santarém (hoje Diocese) deixam de ser sufragâneas de Salvador da Bahia para o serem da Arquidiocese de Belém.

A Arquidiocese de Belém é a terceira criada no Brasil e atualmente conta com o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, os Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 235 sacerdotes, 190 diáconos, 94 paróquias divididas em oito Regiões Episcopais.