Nesta quinta-feira (23) a Arquidiocese de Belém será homenageada com sessão especial, às 9h, na Câmara Municipal de Belém pelos 300 anos como Diocese de Belém,  celebrado no dia 4 de março. O dia também lembra a Campanha da Fraternidade 2019, com tema: “Fraternidade e Políticas Públicas, serão libertados pelo direito e pela justiça”.

A homenagem é uma iniciativa do presidente da Câmara, Mauro Freitas, e contará com a participação do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, dos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e alguns padres.

Ano Jubilar (2019-2020)

As comemorações pelos 300 anos da Diocese iniciaram no dia 22 de fevereiro, com a Celebração Eucarística do Ano Jubilar (2019-2020) com presidência do Núncio Apostólico do Brasil. O Ano Jubilar tem como tema “Anunciado o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e o lema “Ide e anunciai” (Mc. 16,15).

Toda a programação é voltada para Missão da Igreja e conta com criação de novas paróquias, ordenação de sacerdotes e as Visitas Pastorais nas Região Episcopal que ocorrerão de março a agosto.

CRIAÇÃO DA DIOCESE

A Diocese de Belém (Hoje Arquidiocese) foi criada no dia 04 de março de 1719, pela Bula “Copiosus in Misericórdia” do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, com o nome de Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, passou a ser a quinta no Brasil.

Durante os 187 anos, como diocese, teve 13 bispos e cinco paróquias: Nossa Senhora da Graça (Catedral Metropolitana), Sant’Ana da Campina, Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário de Nazaré)

ELEVAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

Em 1° de maio de 1906, a então Diocese foi elevada à Arquidiocese e sede Metropolitana pela Bula “Sempiternum humani generis” do Papa São Pio X. As Dioceses do Amazonas, Piauí, Maranhão e a Prelazia de Santarém (hoje Diocese) deixam de ser sufragâneas de Salvador da Bahia para o serem da Arquidiocese de Belém.

A Arquidiocese de Belém é a terceira criada no Brasil e atualmente conta com o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, os Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 252 sacerdotes, 153 diáconos, 92 paróquias divididas em sete Regiões Episcopais e no próximo domingo (26) será criada a oitava região.

Serviço: Sessão Especial dos “300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará”
Data: 23/05/2019 (quinta-feira)
Hora: 9 h
Local: Câmara Municipal de Belém – Salão Plenário Lameira Bittencourt Trav. Curuzu, 1755 – Marco
Sugestão de Entrevistados: Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro – Bispo Auxiliar de Belém, Mauro Freitas – Presidente da Câmara.