A Região Nossa Senhora do Ó, desmembrada da Região Menino Deus”

Neste domingo (26) a Arquidiocese de Belém instala a oitava Região Episcopal, a cerimônia será marcada com a Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, às 9h30, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, (Mosqueiro).

A instalação das Regiões Episcopais é uma necessidade Pastoral para facilitar a administração dos bispos e o dinamizar a evangelização e o trabalho missionário. Desta forma permite que padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas façam o trabalho de evangelização, formação favorecendo o atendimento de todo o território da Arquidiocese de Belém, aproximando cada vez mais a Igreja do seu povo.

A Nova Região recebe o título de Nossa Senhora do Ó e vai atender o distrito de Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara e ficará com as paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara, São Pedro Pescador, Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Área Missionária São Francisco do Murinim e Nossa Senhora do Ó.

A região Nossa Senhora do Ó é desmembrada da Região Episcopal Menino Deus, que devido ao grande crescimento da população e instalação de novas paróquias, surgiu-se a necessidade de ser dividida para facilitar o trabalho missionário.

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese, é a segunda vez que é desmembrada. A primeira foi em 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo e agora para criação da Região Nossa Senhora do Ó. Nesta ocasião o Padre Ederaldo da Mata Silveira assumi como Vigário Episcopal para a Região Menino Deus e o Padre Hélio Fronczack como o primeiro Vigário Episcopal da nova Região.

Com desmembramento a região Menino Deus continuará a abranger Marituba e Ananindeua, e reduz de 20 para 12 paróquias, são elas: Área Missionária São Paulo Apóstolo, Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos e São Pio X.

Regiões Episcopais na Arquidiocese

As Regiões Episcopais na Arquidiocese de Belém foram criadas em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, oitavo Arcebispo de Belém (1990-2004), na época criou-se as Regiões de Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana que atendiam a capital, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro que atendia Capanema e São José atendia Castanhal e as proximidades.

Com a criação de outras dioceses, como Castanhal e Bragança, a área atendida pela Arquidiocese de Belém reduziu-se às regiões Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana. A partir dessas foram criadas Santa Maria Goretti, São João Batista, São Vicente e Coração Eucarístico de Jesus.

As Regiões Episcopais contemplam a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, fazendo limite com as Dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA), Ponta de Pedras (PA) e a Prelazia do Marajó (PA), ao todo somam-se cerca de 2.177,672 de habitantes, 66% católicos, segundo dados do IBGE.