Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia

“Ide e Anunciai…” (Mc 16, 15)

Memória – Identidade – Missão

MISSA DE ABERTURA DO ANO JUBILAR

SUS SANTIDADE
O PAPA FRANCISCO

envia uma afetuosa saudação ao povo paraense reunido para comemorar o pelo terceiro centenário de criação da Diocese de Belém do Pará, com a publicação da Bula Copiosus in misericor-dia de 4 de marco de 1719, do Papa Clemente XI. Esta circunstância ditosa é uma oportunidade para todos os fiéis – sacerdotes, consagrados e leigos – renovarem seu compromisso missionário (cf. Evangelii gaudium, 20), formando uma “Igreja que olha para frente e para o alto, com a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na forca do Espirito Santo, como comunidade discípula, missionaria, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. Para tal, o Santo Padre invoca a abundância dos dons do Espirito Santificador que lhes ajudem a fortalecer os bons propósitos, inspirando-se no testemunho evangélico de tantos homens e mulheres que, ao longo destes trezentos anos, se prodigaram na difusão do nome de Cristo na Amazônia. Confiando à Santíssima Trindade, pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, estes votos e preces por essa amada Arquidiocese, o Papa Francisco envia a quantos dela fazem parte ou nela trabalham, extensiva aos participantes na Eucaristia jubilar, a implorada Benção Apostólica.

Vaticano, 6 de fevereiro de 2019

Edgar Pala

Substituto da Secretaria, Estado de Sua Santidade

Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia

Uma Igreja para olha para frente e para o alto. Com a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.

Missão da Arquidiocese de Belém

Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e da Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10, 10), rumo ao Reino definitivo.

OBJETIVO GERAL

Celebrar com júbilo e gratidão o terceiro centenário da criação da Diocese de Belém do Pará, organizando para isso um ano jubilar com celebrações, eventos, exposições e publicações que revelem e descrevam a presença da Igreja Católica em terras amazônicas e iluminem a sua caminhada nesses próximos anos.