CÚRIA METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ

A Cúria Metropolitana é órgão administrativo da Arquidiocese de Belém, também é responsável pelo âmbito jurídico e pastoral, auxiliando o Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro a realização da missão da igreja.

Na Cúria funciona a Mitra Arquidiocesana, Secretaria Geral do Arcebispado, Vicariato Geral, Economato, Tesouraria, Chancelaria, Departamento Patrimônio, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Tribunal Eclesiástico, Setor de Documentos e Arquivo e o Setor de Comunicação.

A Cúria também administra o Seminário Arquidiocesano Pio X, Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) e a Faculdade Católica de Belém.

Horário de Atendimento

O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira

de 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Serviços

Cúria

A Cúria Metropolitana (ou Mitra Arquidiocesana) é o órgão administrativo da Arquidiocese de Belém, também é responsável pelo âmbito jurídico e pastoral, auxiliando o Arcebispo, na realização da missão da igreja.

É na Cúria que funcionam: Gabinetes do Arcebispo e Bispo(s) Auxiliar(es); Vicariato Geral, Economato, Tesouraria, Jurídico, Chancelaria, Patrimônio, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Tribunal Eclesiástico, Documentação e Arquivo, Assessoria de Comunicação, Cáritas Belém e Fazenda da Esperança.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h30

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Economato

Departamento da Cúria Metropolitana que administra os bens da Arquidiocese, gerencia as despesas e controla fluxo financeiro de entrada e saída das diversas instâncias ligadas a esta administração. Auxilia, coordena e orienta ações administrativas das paróquias da Arquidiocese.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h30

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected] (administrativo)
[email protected] (financeiro)

Patrimônio

O Setor de Patrimônio é encarregado de salvaguardar, conservar e controlar os bens temporais da Igreja.

São bens físicos em todo território arquidiocesano que pertencem a mesma, e não estão ligados à venda, de carácter de mercadoria. Em resumo, são veículos, móveis, imóveis e mobiliários necessários à manutenção física da Arquidiocese e suas instâncias. 

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h30

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Arquivo e Documentação

O Setor de Arquivo e Documentação é responsável pela guarda e manutenção de grande número de documentos históricos e atuais da Arquidiocese. Mantém arquivos desde a então Diocese de Belém, assim como a após a sua elevação à Arquidiocese em 1º de maio de 1906.

Contém acervo referentes aos bispos, paróquias, como os livros de provisões, batismos, crismas, casamentos, óbitos, processos, atas, correspondências, recortes de jornais, livros históricos e muitos outros.

Também faz a emissão de certidões de acordo com as necessidade e pedidos.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h 

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Chancelaria

As funções da Chancelaria são definidas pelo Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. Tem por tarefa principal cuidar que os Atos da Cúria Metropolitana sejam redigidos e despachados, bem como arquivados oficiais.

O Chanceler é responsáveis por preparar Nomeações, Provisões, Decretos, Atos, Documentos de Ordenações, Documentos Sacerdotais, e por despachar os atos do Arcebispo. Ainda, nos atos da Chancelaria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo Arcebispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por recolher dados estatísticos das Paróquias, Instituições e Organismos da igreja presente na Arquidiocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 11h

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

 

Jurídico

O jurídico é um dos departamentos que tem a responsabilidade de atuar em diversas frentes na Arquidiocese, é responsável por assuntos e orientações de ações jurídicas, desde administrativas até compras, venda, parcerias, trabalhistas, entre outras.

É responsável por orientar a Arquidiocese e suas paróquias sobre as melhores práticas diante das realidades civil, pública, em certos casos encaminhando e/ou auxiliando ao Tribunal Eclesiástico assuntos de competência canônica.

Atendimento
De terça e quinta-feira de 9h às 11h

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Arcebispo

O Arcebispo é a instância máxima da Província Eclesiástica de Santa Maria de Belém. Ele é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica. Guia no pastoreio dos fiéis da Igreja Católica, formador e exemplo para seu rebanho.

São diversas ações atribuídas ao Arcebispo, vai além da celebração de Santa Missa. Entre elas encontra-se a presidência de conselhos, como episcopal e presbiteral, formação do clero, condução do tribunal eclesiástico, pastoreio em todo o território arquidiocesano, atendimento das diversas demandas como audiências, expedição de documentos, zelo pelo bom relacionamento com todas as realidades sociais, entre outras. Ou seja, guiar a igreja para fé que professamos em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atendimento
Com agendamento prévio

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Bispo Auxiliar - Dom Antônio

O Bispo Auxiliar em geral é designado para (Arq)Diocese demasiadamente extensa ou com um número elevado de habitantes ou por outros motivos de apostolado. Em nossa Arquidiocese ele é o principal colaborador do Arcebispo. É o irmão que participa dos projetos pastorais, das providências e de todas as iniciativas arquidiocesanas, a fim de que na recíproca troca de opiniões procedam na unidade de intenções e na harmonia de empenho.

Em termos práticos, ele exerce todas as atribuições que o Direito Canônico impõe, sempre em comunhão e unidade com Arcebispo e demais auxiliares.

Atendimento
Com agendamento prévio

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Cáritas

A Cáritas é organização humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. Trabalha no serviço de sensibilização, articulação e promoção da caridade.

Tem por finalidade Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Promove Projeto Campanha Belém, a casa do Pão; Assessoria e apoio aos diversos Núcleos Cáritas nas paróquias; Contribui com as Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h

Contatos
3355-2711
[email protected]

Comunicação

A Assessoria de Comunicação (ASCOM) é responsável por zelar pela comunicação e imagem institucional da Arquidiocese de Belém, primando pela sua Missão, Visão e Valores.

Sua natureza é intermediar a Arquidiocese, enquanto sua imagem institucional, com seus públicos. Tem a função de acompanhar, orientar e guiar os bispos, padres, paróquias, pastorais em tudo aquilo que diz respeito a Igreja de Belém.

Divulgar os trabalhos de evangelização e garantir que as informações da Arquidiocese chegue de forma reta e transparente aos seus fiéis, seja por meio publicitários e/ou pela cobertura jornalística dos veículos de imprensa, bem como seus próprios meios: site institucional, redes sociais e os veículos de comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré, Jornal Voz de Nazaré e Portal Nazaré).

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h30

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]

Coordenação de Pastoral

A Coordenação de Pastoral é responsável por coordenar, acompanhar e orientar as pastorais da Arquidiocese. Outra função é coordenar a organização de eventos arquidiocesano. Também cuida da organização da agenda pastoral da Arquidiocese.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h30

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002
[email protected]@arqbelem.org

Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Na Arquidiocese de Belém está localizada no Distrito de Mosqueiro, com capacidade aproximadamente para 60 internos, homens. Para o ingresso é necessário procurar a secretaria para conhecer o processo e fazer a solicitação.

Atendimento
De segunda a sexta-feira de 8h às 12h

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002 / 9841-9632
[email protected]

Tribunal Eclesiástico

Tribunal Eclesiástico, segundo o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica, além de orientar os cristãos católicos em situações diversas; e propõe os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da sua vida da Igreja, a fim de que ela possa cumprir a missão que Cristo lhe incumbiu.

É um instrumento técnico jurídico, utilizado para a resolução dos conflitos entre as pessoas na Igreja. Podem ser objeto de julgamento um fato jurídico a ser declarado, por exemplo: a validade ou não de um matrimônio, problemas de indisciplina de pessoas do clero e leigos, faltas contra os sacramentos e outros assuntos.

Atendimento
Terça e sexta-feira de 8h às 11h

Contatos
(91) 3215-7001 / 3215-7002

Entre em contato!