Bispos Auxiliares

DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO

“POR ELES ME CONSAGRO”

Nascimento: 26/07/1966
Ordenação Presbiteral: 17/06/1995
Nomeação Episcopal: 28/06/2017
Ordenação Episcopal: 02/09/2017

Nascido em Capitão Poço – PA, foi ordenado sacerdote na cidade de Ourém (PA) pela imposição das mãos de Dom Miguel Maria Giambelli, Bispo da Diocese de Bragança, em 17 de junho de 1995, retornando para Manaus onde continuou seus trabalhos de formação Salesiana. No ano seguinte foi nomeado encarregado do Centro Vocacional Salesiano João Paulo II, também em Manaus, sendo formador dos aspirantes e pré-noviços. De 2000 a 2005 foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho em Belém; professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da Arquidiocese de Belém.

Em 2003 fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua-PA – ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano, onde atuou de 2004 a 2005 como conselheiro Nacional. De 2002-2004: foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PA;

2005: assumiu o cargo de Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da capital paraense (Belém-PA); 2006: foi diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (Amazonas – área indígena) e pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM).

2007-2008: foi diretor do Colégio Dom Bosco e Pároco da Paróquia Dom Bosco, centro de Manaus (AM); De 2009-2013: foi diretor do Centro Juvenil Salesiano e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré, na Diocese de Humaitá no Sul do estado do Amazonas. Em 2015 foi membro Conselho Administrativo Nacional da Rede Salesiana Brasil e atuou como professor de Ética profissional no curso de pós-graduação da Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus; 2016-2017: membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil; 2017: membro do Comitê REPAM (Rede Pan-Amazônica) do regional CNBB Norte I.

De 2013-2017: atuou como vice-inspetor (vice-provincial) da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional; encarregado da promoção do voluntariado Juvenil Inspetorial e diretor-sócio da Faculdade Salesiana de Dom Bosco de Manaus.

Em 28 de junho de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispos auxiliar, sua ordenação foi realizada no dia 2 de setembro do mesmo ano, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Ourém do Pará.

Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação. Secretário da CNBB Reginal Norte 2. Colunista do Jornal Voz de Nazaré “Mundo Juvenil e a Fé Cristã”. Apresentador do programa “Fé e Vida!” na Rádio Nazaré FM e coapresentador do programa “Diálogo de Fé” na TV Nazaré.

DOM PAULO ANDREOLLI

“CORAÇÕES ARDENTES, PÉS A CAMINHO”

Nascimento: 16/12/1972
Ordenação Presbiteral: 17/09/2000
Nomeação Episcopal: 1º/02/2023
Ordenação Episcopal: 15/04/2023

Nascido no dia 16 de dezembro de 1972, filho de Mario Andreolli e Giuliana Conte, tem duas irmãs, Elena e Laura. 

É Missionário Xaveriano, atuou por nove anos em Paróquias e dez anos na animação missionária vocacional.

Depois do ensino fundamental realizado na cidade de origem, Pojana Maggiore (Vicenza – Itália), com 11 anos de idade, no ano 1984, ingressou no Seminário Xaveriano em Vicenza onde estudou até completar o Ensino Médio Superior. Depois do noviciado (1992 – 1994) em Ancona foi para a Filosofia e Teologia na casa mãe dos Xaverianos em Parma (Itália) onde emitiu os votos perpétuos no dia 05 de março de 2000, o diaconato no dia seguinte e no dia 17 de setembro de 2000 a ordenação presbiteral.

Primeira destinação foi para a comunidade formativa em Desio (Milão – Itália) onde desenvolveu a missão de animador vocacional e missionário; teve uma boa colaboração também com o COMIDI e o SAV da mesma arquidiocese de Milão. 

Neste tempo em Desio aproveitou também para uma pós-graduação em Espiritualidade e acompanhamento espiritual, na Faculdade da Itália Setentrional, Milão – Itália.

A destinação para a missão fora do país de origem aconteceu no dia 17 de novembro de 2007 quando foi enviado para o estado do Pará: trabalhou como vigário paroquial por 5 anos em São Félix do Xingu e 4 como pároco em Tucumã (na atual prelazia do Alto Xingu – Tucumã) onde sempre se dedicou à animação missionária e vocacional principalmente com a juventude. No ano 2017 veio a nova destinação: animador vocacional e missionário da região do Pará, tendo como ponto de referência a comunidade formativa em Ananindeua. Fui nesta última destinação que se dedicou em forma mais aprofundada á animação missionária, colaborando por 5 anos com o COMIRE (conselho missionário regional – Pará e Amapá) acompanhando de perto os COMIDIs e a “missão na fronteira” no Oiapoque e depois em São Félix do Xingu. A animação missionária foi sempre acompanhada pela animação vocacional no estado do Pará, sempre por conta dos Missionários Xaverianos. Serviu a congregação xaveriana também em dois mandados como conselheiro regional da mesma. Nestes últimos anos colaborou também com a CRB no subnúcleo 2 em Belém – PA.