ARCEBISPO METROPOLITANO DE BELÉM
DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA

“PARA A VIDA DO MUNDO”
Nascimento: 26/05/1950
Ordenação Presbiteral: 15/08/1973
Nomeação Episcopal: 24/04/1991
Ordenação Episcopal: 06/07/1991
Nomeação Arcebispo: 27/03/1996
Ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1973, exerceu seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, Reitor do Seminário, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pároco em várias Paróquias, Vigário Forâneo, Vigário Episcopal para a Pastoral e Capelão de Hospital.
Foi ordenado Bispo, como Auxiliar de Brasília, no dia 06 de julho de 1991. Foi Membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino – Americano – CELAM, de 1995 a 1999. Em 31 de maio de 1996, tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas – TO. Em 30 de dezembro de 2009, foi nomeado o 10º Arcebispo Metropolitano de Belém, tomando posse em 25 de março de 2010.
Atualmente é Assistente da Fraternidade das Comunidades de Vida e Aliança em nome do Dicastério Pontifício para os Leigos, Vida e Família; Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB; Vice-Presidente do CONSER Norte II da CNBB; Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica em nome da CNBB.
Dom Alberto é Presidente do Instituto Dom Vicente Zico; Grão Chanceler da Faculdade Católica de Belém, Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Presidente da Festa do Círio de Nazaré. Também é apresentador dos Programas Conversa com Meu Povo (TV Nazaré), Palavra de Vida Eterna (TV Nazaré e TV Canção Nova), A voz do Pastor (Rádio Nazaré FM), além de ser Articulista no jornal Voz de Nazaré, Jornal O Liberal; Jornal Diário do Pará, Portal da CNBB e escritor do livro Retiro Popular Quaresmal, há 26 anos, com publicação anual pela Editora Canção Nova.
Atualizado em Abril de 2017
Descrição Heráldica
Descrição Heráldica do Brasão de Dom Alberto
O brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, foi criado em 1991 por ocasião de sua Ordenação Episcopal (06/07) como bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e teve com inspiração como lema episcopal: “PARA A VIDA DO MUNDO”.
Em sua construção, lançados em campo único vermelho estão em ouro, uma estrela manifesta em seu brilho e um feixe de trigo. Este conjunto heráldico representa três elementos da fé cristã que manifestam a compreensão do lema episcopal do Arcebispo, a Eucaristia, Maria e a Unidade.
Distintos e integrados eles dizem o afã de ser instrumento da vida plena: “a mim o menor de todos, foi concedido o desafio de anunciar a todos o mistério das riquezas insondáveis de Cristo.” (Ef 3, 8).
Elementos:
A Eucaristia: expressa no lema episcopal a partir do feixe do trigo. Ela é o corpo de Cristo dado por vós. Recorda Jesus quando “abre o coração“ e fala: “O Pão que eu darei é minha carne dada PARA A VIDA DO MUNDO” (Jo 6, 51). Para o caminho e a maturidade de filhos recebemos nesta fonte o “Corpo entregue” e o “Sangue derramado” de Jesus, tesouro entregue é tesouro a se comunicar. Desta forma cabe ao epíscopo anunciar o amor que lhe foi entregue e convidar a todos a acolher este imenso dom na Eucaristia. Ser exemplo para que os outros conheçam este amor.
Maria: expressada na estrela que brilha. Ela é a rainha e a estrela da evangelização, que aqui apresenta uma luz que não é sua, mas toda de Deus, por isso vemos o brilho da estrela que reluz a “luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não criado…”. A estrela não se apresenta, mas se faz instrumento escondido, é como se Maria estivesse tomando para si a palavra de João Batista: “importa que Ele cresça e eu diminua”, e ainda reitera: “fazei tudo o que Ele vos disser”.
No coração do Arcebispo o título mariano, com o qual teve contato e forjou-lhe uma profunda consciência de ser filho de Deus e da Igreja, foi o de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de sua cidade natal (Nova Lima – MG). Pulsa no sim dado a missão episcopal, a certeza de Maria como amparo da fé, pois é modelo de entrega de vida e cuja fidelidade se apoia na garantia de sua materna intercessão.
A Unidade: expressa no campo único da arte do brasão, propõe a entrega da vida inteira a Deus, pois “o cristão se realiza à medida que entrega a sua vida. Só quem ama vive de verdade.” A cor vermelha além de recordar o mistério da redenção, o fogo do Espírito, diz a coragem dos mártires que no seu martírio ensinam a morrer um pouco a cada dia, para que a misericórdia Divina sustente a fragilidade humana e nos dê a coragem para sermos testemunhas de Jesus Cristo. Santo Inácio de Antioquia sugere um ideal de vida, este santo queria ser o “trigo de Cristo” triturado pelos dentes das feras, até dizia que só seria verdadeiramente homem na da entrega da vida.
Integração dos Elementos:
O conjunto em arte expressa e detalhes o mistério uno e trino de Deus. No feixe de trigo encontra-se um caule (o número “um” indica que Deus é uma só realidade) que sustenta “sete” grãos (número que biblicamente indica a perfeição), que culmina em “três” filetes (santíssima trindade, um só Deus em três pessoas) lançados a partir do conjunto dos grãos. Na base o brilho de uma estrela, todos os elementos em tons dourados (indica não só a caridade como norma da vida, mas a vitória e o caminho para alcançá-la) em harmonia no centro de um campo único, o vermelho (esta cor indica fortaleza, bons cuidados, valorização, fidelidade, alegria e honra no desafio de socorrer os pobres, infelizes e injustiçados) .
Entendimento do Conjunto:
Atrai, propõe e convida a um ideal pelo qual vale dedicar inteiramente a própria vida: Deus que é amor. Em tempos de um mundo ferido e cansado, afirma que vale carregar como norma e decisão de vida viver: “PRO MUNDI VITA!” (O Pão que Eu darei é minha carne dada PARA A VIDA DO MUNDO” (Jo 6, 51).
O mundo é um campo de missão que desafia a capacidade evangelizadora dos filhos de Deus. A Igreja que chamou Dom Alberto Taveira Corrêa à missão episcopal, para acompanhar este e todos os filhos na Eucaristia que manifestam o imenso amor seguindo os passos de Cristo, morto e ressuscitado.
Quem vive o encontro eucarístico recebe assim como os discípulos de Emaús: a palavra e o pão. Aqui a palavra é o lema episcopal e o pão é o trigo triturado. Acolher a palavra e comungar é ser transformado e impelido pelo AMOR a repetir sustentado por Maria, pilar e amparo da fé, a entrega plena e incondicional da vida, diante de cada homem e mulher, chamados ao convívio eterno!
Leitura:
Padre Cristiano José Soares Sanches
Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo – Asa Norte (Arquidiocese de Brasília)
Agenda
Fevereiro 2020
SÁBADO, 1 DE FEVEREIRO DE 2020
09h – Missa na instalação da Diocese do Xingu (Catedral – Altamira)
DOMINGO, 2 DE FEVEREIRO DE 2020
09h – Missa na Instalação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém e posse do novo Arcebispo (Paróquia de São Francisco de Assis)
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2020
08h – Missa na abertura do Ano Letivo (Faculdade Católica de Belém)
11h – Missa no encerramento do Ano Sabático na Comunidade Católica Sementes do Verbo (Monte Tabor)
15h30 – Gravações
TERÇA-FEIRA, 4 A QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2020
Retiro do Presbitério de Belém (Monte Tabor)
SEXTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2020
08h30 – Reunião do Conselho Episcopal (Monte Tabor)
16h30 – Gravações
19h – Missa de Posse do Padre Paulo Victor como coordenador do SAV e Vigário Paroquial (Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio)
SÁBADO, 8 DE FEVEREIRO DE 2020
Viagem (Tucumã – PA)
DOMINGO, 9 DE FEVEREIRO DE 2020
09h – Missa de instalação da nova Prelazia do Alto Xingu e posse do novo Bispo Prelado (Tucumã – PA)
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2020
18h – Missa (Seminário São Pio X)
19h30 – Reunião do Conselho de Formação Sacerdotal (Seminário São Pio X)
TERÇA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2020
06h25 – Missa (Carmelo Santa Teresinha)
09h30 – Audiências
19h – Missa (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes do Quarenta Horas)
QUARTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2020
19h – Primeira Reunião do CADIP
QUINTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2020
08h30 – Primeira Reunião do Conselho Presbiteral
SEXTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2020
09h30 – Audiências
19h – Missa dos Compromissos (Comunidade Ieshua)
SÁBADO, 15 DE FEVEREIRO DE 2020
11h – Missa com admissão dos novos Seminaristas (Seminário Dom Tadeu Prost)
19h – Posse do Padre Raimundo Possidônio (Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor)
DOMINGO, 16 DE FEVEREIRO DE 2020
07h – Missa (Catedral de Belém)
08h – Lançamento do Retiro Popular 2020 (Catedral de Belém)
10h – Missa e Crismas (Paróquia Jesus Bom Samaritano)
17h30 – Missa e Posse do Cônego Sílvio (Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Belém)
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2020
08h – Gravações
09h30 – Audiências
TERÇA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2020
Retiro do Presbitério de Belém
QUARTA-FEIRA, 19 E QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2020
Reunião dos Bispos do Regional Norte 2
SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2020
08h30 – Reunião do Presbitério (Monte Tabor)
19h30 – Missa de Renovação dos Compromissos da Comunidade Nova Aliança (Catedral de Belém)
SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2020
19h – Ordenação Diaconal de Júlio José Neves do Nascimento (Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)
DOMINGO, 23 DE FEVEREIRO DE 2020
09h30 – Encontro “Laetare” (Sítio Madre Giovanna – Marituba)
11h – Missa no Encontro de Carnaval da RCC “Enchei-vos” (Paróquia Nossa Senhora do Carmo)
16h30 – Missa no Encontro “Aviva” da Comunidade “Cristo Alegria” (CENTUR)
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2020
08h – Missa no Encontro de Carnaval da RCC “Enchei-vos” (Paróquia São Pio X)
11h – Missa no Encontro de Carnaval da RCC “Enchei-vos” (Escola João Paulo II – Cidade Nova)
17h30 – Missa no Encontro RENASCER da Comunidade Shalom
TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2020
08h – Missa no Encontro de Carnaval da RCC “Enchei-vos” (Paróquia São Domingos de Gusmão)
11h – Missa no Encontro de Carnaval da RCC “Enchei-vos” (Paróquia de Jesus Ressuscitado)
17h – Missa no Encontro de Carnaval Renovai-vos da Comunidade Maíra
QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2020
19h – Missa de Quarta-Feira (Catedral de Belém)
QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2020
08h30 – Reunião Do Conselho Episcopal
SÁBADO, 29 DE FEVEREIRO DE 2020
09h – Missa de Abertura da CF 2020 (CESEP)
17h – Missa no Círculo Operário
A agenda pode ser alterada sem aviso prévio