Assessoria de comunicação

Lema

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Sobre Nós

Somos a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém (Ascom), temos a responsabilidade de zelar pela comunicação e imagem institucional da Arquidiocese e prezamos sempre pela Missão, Visão e Valores.

• Propagar a identidade institucional da Arquidiocese de Belém;
  • Articular canais para difusão do Evangelho;
  • Promover a identidade amazônica, missionária e mariana;
  • Aproximar a sociedade da vida da igreja.

Visão

Ser referência da Igreja Católica na Amazônia evidenciando a evangelização missionária, rompendo fronteiras no Brasil e o mundo.

Valores

Compromisso com a Igreja Católica promovendo uma comunicação de qualidade, criativa e dinâmica, de excelência e sempre amparada pela espiritualidade católica e a promoção evangelizadora das ações da Arquidiocese e demais esferas que visam o bem comum da sociedade.

• Propagar a identidade institucional da Arquidiocese de Belém;
  • Articular canais para difusão do Evangelho;
  • Promover a identidade amazônica, missionária e mariana;
  • Aproximar a sociedade da vida da igreja.

Visão

Valores

Nos compete exclusivamente a palavra oficial, institucional, da Arquidiocese junto às instituições de comunicação, bem como o relacionamento institucional de comunicação com órgãos, entidades, empresas e demais meios afins.

Trabalhamos em parceria com a Fundação Nazaré de Comunicação que é responsável pelos veículos da Arquidiocese (Rádio Nazaré, Voz de Nazaré, TV Nazaré e Portal Nazaré) e a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, presente nas paróquias.

Nosso objetivo é intermediar a comunicação institucional da Arquidiocese com seus diversos públicos, seja externo e/ou interno. Acompanhamos, orientamos e guiamos os bispos, padres, paróquias, pastorais em tudo aquilo que diz respeito a imagem institucional da Igreja de Belém.
Divulgamos os trabalhos de Evangelização e garantimos que as informações, notícias e comunicados da Arquidiocese cheguem de forma reta e transparente ao povo de Deus, seja por meio publicitário ou jornalística, seja pela imprensa secular ou pelos nossos meios de comunicação: site institucional, redes sociais e os veículos de comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré, Jornal Voz de Nazaré e Portal Nazaré).
A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém é fruto de um novo movimento arquidiocesano, mediante a gestão do 10º Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, quando nos primórdios de 2013 viu a necessidade da implementação de um trabalho de comunicação institucional na Arquidiocese, assim o Arcebispo criou a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese.

Já em 2015, devido a enorme demanda de trabalhos, como fruto do XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016, surgiu a necessidade de um novo formato de trabalho, mais abrangente, para atender as diversas realidades locais e nacionais, instituindo assim a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém (Ascom), uma assessoria responsável pela comunicação e imagem institucional, com o objetivo de promover as ações arquidiocesana, norteada pela Missão, Visão e Valores.

Atuação da Assessoria de Comunicação

Comunicação interna
  • Promove comunicados, informa mudanças, comunica quaisquer outras informações essenciais para os trabalhos dos funcionários da Cúria Metropolitana (Sede Administrativa);
  • Assessora os demais departamentos da sede administrativa no âmbito da comunicação jornalística, publicitária, marketing e afins;
  • Conduz as informações específicas junto aos setores competentes;
  • Levantamento de informações para catálogos e periódicos arquidiocesano, nacional e da Santa Sé;
Comunicação Externa
  • Promoção da Identidade Institucional;
  • Produção de material de divulgação de eventos Arquidiocesano;
  • Relacionamento com a imprensa e demais instituições no âmbito da comunicação;
  • Produção de textos institucionais, releases, matérias, notas oficiais, coletivas e demais ações junto a imprensa;
  • Produz e gerencia textos para o site e redes sociais institucional;
  • Organização do Catálogo Arquidiocesano (Anuário);
  • Apoio e condução das pastorais, clero ou responsáveis para divulgação de eventos e festividades;
  • Assessora os bispos e padres ao atendimento à imprensa;
  • Promove ações de comunicação para instituições e organismos da Arquidiocese e ou parceiros (Fundação Nazaré de Comunicação, Pastorais, Forças vivas da Arquidiocese, Seminário São Pio X, Faculdade Católica de Belém, Fazenda da Esperança…).

Nossa Equipe

Alan Monteiro da Silva