Neste mês maio a Arquidiocese de Belém do Pará realiza mais três Semanas Missionárias Pastorais, num total de sete, programadas para ocorrer até agosto, como parte das celebrações dos 300 anos como Diocese de Belém.

Abertura da Semana Missionária Pastoral na região São João Batista

As Regiões Episcopais contempladas neste mês são a de São João Batista de 13 a 19, Menino Deus de 20 a 26 e São Vicente de Paulo de 27 de maio a 2 junho. Abertura na Região São João Batista ocorreu nesta segunda-feira (13), com Missa Solene presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e padres da Região Episcopal, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci), a atividades seguem até domingo. (Veja programação)

A Região São João Batista tem como Vigário Episcopal o Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz e mais 15 Sacerdotes, 11 Paróquias: Divina Misericórdia, Jesus Bom Samaritano, Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci), Nossa Senhora do Livramento, São Francisco das Ilhas (Cotijuba), São Francisco de Assis (Icoaraci), Santa Teresa de Calcutá, Santo Afonso Maria de Ligório, São Francisco de Assis (Tapanã), São João Batista e Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Outeiro) e 104 comunidades (igrejas pertencentes aos territórios paroquiais)

Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz

A Visita Pastoral é uma ocasião especial na qual os bispos vivenciam a realidade de seu rebanho, as paróquias, áreas pastorais, comunidades, instituições integrantes da arquidiocese e também hospitais, escolas, asilos, penitenciarias entre outros órgãos atendidos pela igreja católica. Esta é uma oportunidade que os bispos têm para o encontro com os diversos segmentos e lideranças das pastorais nas comunidades, entender suas realidades e anseios, diagnosticar e se aprofundar na realidade pastoral de sua igreja, bem como um estar mais perto dos mais desassistidos da sociedade, o povo de Deus.

Estas ações proporcionam um melhor servir na missão evangelizadora e orientar nas atividades pastorais e administrativas da Igreja. Fazem parte da programação dos 300 anos da Diocese de Belém, que tem como tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e lema “Ide e anunciai…” (Mc 16, 15). Também servirá de subsídio para o Sínodo da Arquidiocese que será realizado no próximo ano.

Semana Missionária Coração Eucarístico de Jesus

A visita está prevista no Código de Direito Canônico, trata-se de uma visita oficial em que o bispo deve fazer em toda a Arqui/diocese. Nela ele tem a oportunidade de conhecer e se aproximar do Povo de Deus, procurando viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, o Bom Pastor: “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (Jo 10, 14).

A origem histórica da Visita Pastoral vem das visitas dos apóstolos às comunidades cristãs fundadas por eles. Os apóstolos, encorajados pelo Cristo Ressuscitado, cumpriram a ordem do seu Senhor: “Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que lhes ordenei. Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

 

Início das Semana Missionária Pastoral

Padre Hélio Fronczac

A primeira Semana Missionária Pastoral na Arquidiocese de Belém ocorreu entre 25 e 31 de março deste ano, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. Contou com a presença diária dos três bispos da arquidiocese, os padres da região episcopal, missionários, leigos e leigas, religiosos e voluntários que promoveram diversas ações sociais, visitas às casas, colégios, hospitais e ações nas paróquias.

As próximas visitas serão: de 20 a 26 de maio, na Região Episcopal Menino Deus, com  Abertura em duas paróquias a Menino Deus, em Marituba, às 19h, com Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar e na Paróquia Santa Barbará, no município de Santa Barbará, às 20h, com Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar. Veja programação

Região Menino Deus tem como Vigário Episcopal Padre Hélio Fronczac e mais 34 Sacerdotes e conta 20 Paróquias: Área Missionária São Paulo Apóstolo,Bom Pastor,Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Conceição (Benfica),Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro),Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora das Vitórias,Nossa Senhora de Nazaré (Marituba),Nossa Senhora do Carmo,Nossa Senhora do Ó,Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santa Bárbara,Santa Rosa de Lima, Santíssimo Sacramento (Marituba),São Marcos, São, Pedro Pescador, São Pio X e Área Missionária São Francisco do Murinim e 183 comunidades (igrejas pertencentes aos territórios paroquiais).

De 27 de maio a 2 junho na Região Episcopal São Vicente de Paulo, a abertura será no dia 27, com Santa Missa presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, às 19h, na Paróquia Cristo Rei. Veja programação 

Região São Vicente de Paulo tem como Vigário Episcopal  o Cônego Silvio da Silva Trindade e mais 29 Sacerdotes,  conta com 16 Paróquias: Cristo Peregrino,Cristo Rei, Divino Espírito Santo,Santa Maria Mãe de Deus,Santa Paula Frassinetti, Mistério da Transfiguração do Senhor, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Amparo ,Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha do Menino Jesus(Águas Lindas), Santíssimo Redentor,Santo André Apóstolo,Santo Inácio de Loyola, São José Operário,São Lucas Evangelista, São Vicente de Paulo e 104 comunidades (igrejas pertencentes aos territórios paroquiais).

As próximas Regiões Episcopais serão: Santa Cruz de 10 a 16 de Junho , Sant’Ana de 24 a 30 de junho e encerrando a programação Santa Maria Goretti  de 12 a 18 de agosto.

As Regiões Episcopais contemplam a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, fazendo limite com as Dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA), Ponta de Pedras (PA) e a Prelazia do Marajó (PA), ao todo somam-se cerca de 2.177,672 de habitantes, 66% católicos, segundo dados do IBGE.

As Regiões Episcopais contemplam a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, fazendo limite com as Dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA), Ponta de Pedras (PA) e a Prelazia do Marajó (PA), ao todo somam-se cerca de 2.177,672 de habitantes, 66% católicos, segundo dados do IBGE.

 

PROGRAMAÇÃO REGIÃO EPISCOPAL SÃO JOÃO BATISTA

Dia 14 de maio – (Terça-feira)
Pela manhã Visita Missionária na área da Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci) –
presença de Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar
19h – Celebração da Eucaristia – Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci)
Presidência: Dom Irineu
Dia 15 de maio – (Quarta-feira)
Pela manhã Visita Missionária nas áreas das Paróquias São Francisco (Tapanã) e Jesus Bom
Samaritano (Tapanã) – presença de Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar
19h30 – Celebração da Eucaristia – Paróquia São Francisco – (Tapanã)
Presidência: Dom Alberto
Dia 16 de maio – (Quinta-feira)
Pela manhã Visita Missionária na área da Paróquia Santa Teresa de Calcutá – Bairro
Eduardo Angelim – Distrito de Icoaraci
19h30 – Celebração da Eucaristia – Paróquia Santa Teresa de Calcutá
Presidência: Dom Antônio
Dia 17 de maio – (Sexta-feira)
14h30 – Encontro com secretárias, COPAE e párocos
Local: Auditório Dom Vicente Zico – Paróquia São João Batista e Nossa Sra. das Graças
Presença: Dom Alberto e Dom Irineu
19h – Missa Campal – Missa da unidade – com Clero da Região Episcopal
Local: Praça da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
Presidência: Dom Alberto e Concelebrada por Dom Irineu e Dom Antônio
Dia 18 de maio – (Sábado)
8h30 – Encontro com os catequistas e catequizandos (Eucaristia e Crisma)
Local: Paróquia Jesus Bom Samaritano
Presença: Dom Irineu
14h30 – Encontro com a Pastoral do Dízimo das Paróquias
Local: Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório – Pratinha
Presença: Dom Irineu
17h – Missa e Crisma na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
Presidência: Dom Alberto
19h – Missa na Paróquia Santo Afonso de Ligório
Presidência: Dom Antônio
Dia 19 de maio – (Domingo)
7h30 – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Outeiro
Presidência: Dom Alberto
7h30 – Missa na Paróquia Jesus Bom Samaritano – Tapanã
Presidência: Dom Irineu
8h – Missa na Paróquia São Francisco das Ilhas – Cotijuba
Presidência: Dom Antônio
18h – Missa na Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Paracurí/Icoaraci
Presidência: Dom Irineu
19h – Missa na Paróquia São Francisco  Icoaraci
Presidência: Dom Alberto
19h – Missa na Paróquia Divina Misericórdia – Águas Negras/Icoaraci

Fotos: Luiz Estumano, Pascom Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças,  Pascom Paróquia Nossa Senhora de Fátima