DOM IRINEU ROMAN

Ordenação Presbiteral: 01/01/1990
Nomeação Episcopal: 08/01/2014
Ordenação Episcopal: 19/03/2014

Nascido em Vista Alegre do Prata – RS, foi ordenado Sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo pela imposição das mãos de Dom Paulo Moreto, em 1º de janeiro de 1990, na Paróquia São José, em Vista Alegre do Prata – RS. Exerceu o cargo de Professor, Ecônomo e Vigário Paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa – Caxias do Sul – RS. De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi Também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina – DF, até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo – SP.

Em 15 de julho de 1999 o então Padre Irineu Roman chega à Belém do Pará, toma posse na Paróquia Santa Edwiges em 17 de outubro do mesmo ano, assumindo até o ano de 2014. Também em Belém exerceu atividades de Vice-Diretor, Ecônomo e Diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Atuou até 31 de dezembro de 2013 no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, também participou de forma permanente de Cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata-RS. Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese, além de ser Apresentador do programa “Entre Nós” e coapresentador do Programa “A voz do Pastor” na (Rádio Nazaré FM).