A Arquidiocese de Belém promoverá uma manhã especial sobre a realização da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que acontecerá entre 21 e 28 de novembro de 2021, na Cidade do México. Para realização do evento está aberto o processo de “ESCUTA” do povo de Deus, onde qualquer pessoa interessada pode contribuir de forma efetiva.

O evento será neste sábado, dia 3 de julho, a partir das 10h, com transmissão ao vivo por meio de seus meios de comunicação social, e contará com a participação de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e Monsenhor Raimundo Possidônio Carreira da Mata, Vigário Geral da Arquidiocese.

A programação contara com mesa redonda que abordará a Identidade, metodologia e documentos sobre a Assembleia, ao final, haverá Santa Missa, às 12h, também com transmissão.

Sobre a Assembleia e a “escuta”

No último dia 11 de maio os bispos do Regional Norte II da CNBB, entre eles os o Vice-presidente e Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Secretário e Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, participaram de forma online dos discursões para Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que ocorrerá de 21 a 28 de novembro deste ano, no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.

Para realização da Assembleia serão ouvidos todo o povo de Deus (bispos, organizações eclesiais, Congregações Religiosas, movimentos leigos e outras instituições eclesiais e sociais), que fazem parte da Igreja da América Latina e Caribe, que querem contribuir para os temas e assuntos que serão discutidos no evento.

A Assembleia quer relembrar o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplar contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, nossos povos têm uma vida plena e em novos caminhos.

“Todos somos discípulos missionários em saída” é o lema que nos convoca, em comunhão com o Papa Francisco, a empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, no contexto atual, enquanto faremos memória da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

O processo de escuta, desde uma perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento e nos iluminará para orientar os passos futuros que, como Igreja, devemos dar ao acompanhar Jesus hoje encarnado no meio do povo, no seu “Sensus fidei” que é o seu sentido de fé. Esta escuta prevista primeiramente entre os meses de abril e julho, foi prolongada até o mês de agosto deste ano de 2021e qualquer pessoa pode acessar por meio do link: https://asambleaeclesial.lat/escucha

Na Arquidiocese de Belém o processo de escuta também está sendo realizado por meio das forças vivas da Igreja, todas as instâncias eclesiais podem fazer a contribuição através de suas realidades.

Mais Informações