O Cabido Arquidiocesano receberá três novos membros a partir do mês de  junho. O Cabido é o colégio de presbíteros, ao qual compete auxiliar o Arcebispo Metropolitano em tudo aquilo que o mesmo  confiar ou que determina o direito, também é responsável em cuidar dos bens culturais da Arquidiocese e avaliar e aprovar todos os projetos de construções de templos e edificações relativas ao culto, atividades pastorais e obras sociais.

O Cabido de Belém é constituído por 12 sacerdotes, sendo membros vitalícios e efetivos. Por limitações, de idade ou enfermidade, o novo membro deve ser eleito pelo colegiado, sendo então constituído como membro do Cabido pelo Arcebispo. Desta forma, procedeu-se à realização das mudanças. Os cônegos Jayme Pereira e Cláudio Barradas, por motivos de idade, tornaram-se cônegos eméritos. E o Cônego Ronaldo Menezes assumiu o ofício de vigário geral da Arquidiocese, recebendo, assim, o título de Monsenhor, próprio deste cargo, renunciando ao cabido. Foram eleitos como novos cônegos:

1. Padre Ozenildo Dias de Figueiredo: vigário judicial da Arquidiocese de Belém.
  2. Padre Plínio Moraes Pacheco: mestre de Cerimônias da Arquidiocese e Pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado (Marambaia).
  3. Padre João Paulo de Figueiredo Celestino: Pároco da Paróquia Menino Deus (Marituba) e professor na Faculdade Católica de Belém.

Eles serão constituídos membros do Cabido no dia 30  de junho, durante missa  presidida pelo Arcebispo de Belém,  às 19h, na Catedral Metropolitana, quando ocorrerá a entrega do decreto e do barrete a cada um dos novos cônegos.

Nova Formação do  Cabido

Compõem o Cabido, o Cônego Emérito Jayme de Moura Pereira, Cônego Emérito Cláudio de Souza Barradas,  Cônego Antonio Beltrão Ribeiro Filho, Cônego Cristóvão Santos Freitas, Cônego Sebastião Fialho,  Cônego Joel Lopes Oliveira, Cônego José Gonçalo Vieira, Cônego Sílvio da Silva Trindade, Cônego Vladian Silva Alves, Cônego José Luís Alves Fernandes e Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior  e  partir do dia 30 de junho farão parte Padre João Paulo de Figueiredo Celestino,  Padre Ozenildo Dias de Figueiredo e Padre  Plínio Moraes Pacheco.

Cabido Arquidiocesano de Belém

O Cabido Catedral – terceiro mais antigo do Brasil – foi estabelecido pelo primeiro Bispo de Belém, Dom Frei Bartolomeu do Pilar, em 16 de setembro de 1724. Em 11 de outubro de 2015, por meio de decreto, Dom Alberto Taveira Corrêa restabeleceu o Cabido levando em consideração ao quarto centenário de evangelização da Amazônia e os 400 anos da fundação de Belém e do início da Evangelização na Amazônia e a comemoração dos 300 anos da criação da Diocese do Grão Pará, comemorado em 2019.

Fotos: Luiz estuvano Voz de Nazaré e arquivo pessoal dos padres