“Natural de Belém do Pará, agora Dom Raimundo Possidônio, atuará como Bispo Coadjutor na Diocese de Bragança”.

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou na manhã de hoje, 16 de março, como Bispo Coadjutor para Diocese de Bragança, o Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, até então Vigário Geral da Arquidiocese de Belém e Pároco da Paróquia Transfiguração do Senhor. O título de bispo coadjutor refere-se de que ele atuará junto ao bispo titular, com direito a sucessão direta.

Sua ordenação episcopal será no próximo dia 23 de abril, às 9h, na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Icoaraci) e a sua posse será no dia 30 do mesmo mês na Diocese de Bragança, data e local posteriormente comunicado pela Diocese.

A sua nomeação foi divulgada oficialmente pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, mediante pronunciamento ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese. Também estiveram presentes o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o Diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes Tavares, bem como o bispo nomeado Dom Raimundo Possidônio.

Em seu pronunciamento o Arcebispo diz que “Nós não perdemos Monsenhor Cid, mas temos a alegria de doá-lo como presente à Diocese de Bragança, onde vai ajudar Dom Jesús Maria Cizaurre Berdonces em seu ministério. Temos o coração cheio de ação de graças pela nomeação deste novo bispo, de nossa terra e de nossa Arquidiocese”.

Dom Possidônio é natural de Icoraci, distrito de Belém do Pará, nascido no dia 31 de março de 1954. Fez seus estudos fundamentais (Primário e Ginásio) em sua cidade natal, porém concluindo no Seminário São Pio X (onde entrou em 1968). Estudou o Clássico no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor tendo sua Ordenação Diaconal em 07 de junho de 1976. Cursou Filosofia e Teologia no IPAR/UFPA – Bacharelado em Teologia (1973/78), chegando a sua Ordenação Sacerdotal em 24 de junho de 1978.

Na história da Igreja, Dom Possidônio passa a ser o 10º bispo paraense a ser nomeado para atuar na Igreja do Brasil, dentre estes é o quinto em atividade no momento. É precedido pelo Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís (MA); Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém (PA); Dom José Maria Chaves dos Reis, Bispo de Abaetetuba (PA); Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, Bispo de Palmeira dos Índios (AL).

Na Arquidiocese de Belém Dom Possidônio tem importantes contribuições, como a atuação como Administrador quando a Arquidiocese estava vacante, entre abril de 2009 e março de 2010. É Vigário Geral da Arquidiocese desde o ano de 2004, mesmo ano em que foi nomeado coordenador de Pastoral, função que exerceu até 2020. Em 2010 recebeu o título oficial de Monsenhor. Também teve o reconhecimento de feitos perante o município Belém, que lhe rendeu o recebimento da comanda de Medalha de Honra ao Mérito, entre outros feitos pela Igreja e sociedade.

Vida e Missão

Nascido em 31 de março de 1950 no distrito de Icoaraci – Belém do Pará, fez seus estudos fundamentais (Primário e Ginásio) em sua cidade natal, concluindo-os no Seminário São Pio X (Seminário Menor da Arquidiocese de Belém), onde entrou em 1968.

Estudou o Clássico no Seminário Redentorista Santíssimo Redentor (1970-1972). Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR/UFPA (Bacharelado em Teologia (1973/78). Foi ordenado Diácono no dia 07 de junho de 1976. Nesse período exerceu as funções de auxiliar da formação do Seminário São Pio X. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de junho de 1978.

Especialização em História da Igreja na América Latina (Assunção/PUC – SP 1982), Mestrado História Eclesiástica em Gregoriana (Roma) em 1987. Cursou parte do curso de Doutorado em História da Igreja (2000). Como professor, iniciou a lecionar em 1982 no IPAR (Instituto de Pastoral Regional – Norte 2), e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese, atuando na área da História da Igreja, História da Igreja na América Latina/Brasil, História da Igreja na Amazônia História das Religiões, Ecumenismo. Também é Assessor de diversos cursos na área da Religiosidade /Catolicismo popular e Catequese. Assessor de Assembleias Diocesanas do Regional Norte II.

Foi vice-diretor do IPAR (Instituto de Pastoral Regional), Diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Belém (de 1994 a 1999). Foi cerimonial da Arquidiocese de Belém de 1989 a 2009. De abril de 2009 a março de 2010 foi Administrador Diocesano da Arquidiocese de Belém. Recebeu o título oficial de Monsenhor em 2010. Recebeu Medalha de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belém. Desde 2004 é Vigário Geral da Arquidiocese de Belém e foi coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Belém de 2004 até fevereiro de 2020.

Desde 1980 exerceu funções de pároco em diversas paróquias da Arquidiocese como a Santo Antônio do Coqueiro (1980/85), administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Icoaraci (1987/88), primeiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (1988/92), também como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Outeiro e Ilhas Adjacentes (1994/1999). Foi Administrador Paroquial da Paróquia de Sant’Ana (2000/2001), voltando a administrar a Paróquia da Conceição em Outeiro (2001/2002). Foi pároco da Paróquia São Joao Batista e Nossa Senhora das Graças (2002/2011) e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima entre de 2011 até 14 de fevereiro de 2020. Em 15 de fevereiro do mesmo ano tomou posse como Pároco da Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor (Ananindeua).

Participou como assessor de diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia (Manaus 1997 – Manaus 2007 – Santarém 2012 – I Encontro da Igreja na Amazônia Legal 2012 – II Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal 2016 -III Encontro dos Bispos na Amazônia Legal 2018).

Colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA). Participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM – 2014). Participou da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019). Participou do Sínodo para a Amazônia: reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris, e a elaboração do Documento Final.

MENSAGEM DO MONSENHOR MARCELINO FERREIRA, VIGÁRIO GERAL DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

Meu caro irmão Monsenhor Cid.

Como o velho Simeão, hoje eu também posso dizer “deixai, agora, vosso servo ir em paz”. Dia de júbilo, Cristo Bom Pastor continua suscitando e nomeando bons pastores para que cuidem do seu rebanho. Somos irmãos e amigos e você sabe o quanto eu esperei por esse abençoado dia. Em nossas conversas falando de pastoreio você sempre repetiu “ser padre é a minha cachaça”, é o que eu gosto de fazer. É o que padre Cid é para a Igreja de Belém. Seu serviço sempre foi admirado por todos, aliás, desde seminarista você foi destaque. Sempre achamos que seria um bem imenso para a Igreja sua nomeação como Bispo, sem desfazer de ninguém não temos dúvidas, você está preparado. Tudo o que você faz é bem-feito, com amor, com zelo e muito ardor missionário.

A Igreja de Belém aparentemente perde um grande padre. Porém, Bragança ganha um grande pastor. Meu caro irmão, seja para o Clero de Bragança o bispo, o bom pastor, o pai, o amigo, o irmão. Acolha com carinho todos os seus padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as) e todo o povo de Deus.

Entre as boas lembranças de nosso tempo no Seminário São Pio X, está a que os primeiros padres Diocesanos de Bragança estudaram conosco e fizeram parte de nossa comunidade formativa: Pe. Luiz Maria, Pe. Otacílio e Pe. Mário, esse último já falecido.

Nós, seus irmãos no sacerdócio, rendemos graças ao Senhor por sua nomeação episcopal.

Que a Bela a Senhora, interceda junto a seu Filho Jesus, para que você continue sendo na Igreja o padre, o bispo expressão da ternura do coração de Jesus, o Bom Pastor.

Um fraterno abraço!

Seu irmão Padre, Monsenhor Marcelino Ferreira.

COMUNICADO DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM  A TODO O POVO DE DEUS 

Caríssimos irmãos e irmãs, 

Tenho a grande alegria de comunicar a nomeação do  MONSENHOR RAIMUNDO POSSIDÔNIO CARRERA DA MATA,  Vigário Geral da Arquidiocese de Belém e Pároco da Paróquia da  Transfiguração, em Ananindeua, foi nomeado hoje BISPO  COADJUTOR DA DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ

Monsenhor Possidônio é natural de Belém do Pará, no Distrito  de Icoaraci, onde foi Pároco por nove anos. Exerceu os mais  variados e importantes ministérios em nossa Arquidiocese,  desempenhando com competência, dedicação e espírito sacerdotal  todos os serviços que lhe foram confiados. 

Nós não perdemos Monsenhor Cid, mas temos a alegria de  doá-lo como presente à Diocese de Bragança, onde vai ajudar Dom  Jesús Maria Cizaurre Berdonces em seu ministério. Temos o  coração cheio de ação de graças pela nomeação deste novo Bispo,  de nossa terra e de nossa Arquidiocese. 

Antecipamos o convite para a Ordenação Episcopal de  Monsenhor Cid, no dia 23 de abril de 2022, às 9 horas, na Matriz  de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.  Sua posse em Bragança ocorrerá no dia 30 de abril de 2022, em  horário a ser posteriormente comunicado pela Diocese. 

Asseguramos a Monsenhor Cid nossas orações pelo novo  ministério que lhe é agora confiado, saudando-o afetuosamente e  desejando-lhe todo bem. 

Belém, 16 de março de 2022
No Senhor Jesus,
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

 

Receba as últimas notícias