“Fala com sabedoria, ensina com amor”

A Arquidiocese de Belém realiza neste sábado (05) abertura Solene da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022), que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), no ginásio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, com entrada pela  Av. Comandante Brás de Aguiar (entre Quintino e Generalíssimo).

O evento reunirá o clero, representantes das Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades e fiéis das oito Regiões Episcopais. A programação inicia às 7h, com acolhida das expressões eclesiais e educativas. Já, às 8h, será presidida Santa Missa pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e o Clero Arquidiocesano.

Após a celebração terá a programação cultural com apresentação da Campanha da Fraternidade, música, dança e teatro. O evento terá transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré Canal, 30. 1, Rádio Nazaré – FM 91.3 e redes sociais).

Campanha da Fraternidade

Todos os anos a Campanha da Fraternidade escolhe um tema para refletir e desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. A Campanha da Fraternidade de 2022, traz como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Tem como objetivo promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

A educação é abordada pela terceira vez na Campanha da Fraternidade, as outras vezes ocorreram nos anos 1982 e 1998 e volta a ser destaque em 2022 devido a realidade vivida pelo país e as dificuldades e distanciamento da educação em tempo da pandemia da COVID-19.

A Campanha da Fraternidade é realizada no período da Quaresma (02 de março a 10 abril) e encerra com a Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos (10/04). Como gesto concreto os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.

Formação da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belém

A Arquidiocese de Belém, por meio da Coordenação de Pastoral, realizou estudos preparatórios para Campanha da Fraternidade 2022, nas oito Regiões e Episcopais de 20 a 24 de fevereiro. O objetivo do estudo foi formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível da Arquidiocese, como expressão concreta do compromisso para o alcançar o objetivo da Campanha.

Serviço: Abertura da Campanha da Fraternidade 2022
Data e Hora: Sábado (05) a partir das 7h
Local Ginásio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, com entrada pela Av. Brás de Aguiar (entre Quintino e Generalíssimo).

Foto: Internet