“Católicos do mundo inteiro, unidos ao Santo Padre, em oração pela paz no mundo e o fim da guerra promovida pela Rússia”

Nesta sexta-feira (25), Solenidade da Anunciação do Senhor, a Igreja Católica no mundo inteiro estará unida em oração a pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, que convidou os bispos e sacerdotes para junto a ele unirem em oração pela paz e a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

O solene ato de Consagração ocorrerá na Basílica de São Pedro e será transmitido ao vivo, às 13h (horário de Brasília), pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais). Em comunhão com este momento, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, convocou toda a Arquidiocese de Belém para juntos dedicarem o dia inteiro em oração, com celebrações em todas as paróquias, com destaque para Paróquia Nossa Senhora de Fátima (localizado na Av. Antônio Barreto, 2167), iniciando às 7h, com transmissão ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese.

São convidados os padres, diáconos, seminaristas e todas a forças vivas da Igreja de Belém: Pastorais, Movimentos, Grupos, Serviços, Novas Comunidades e o povo em geral a se unirem em oração durante o dia inteiro com adoração, oração do terço, vésperas e encerrando com uma Solene Celebração Eucarística celebrando o 12° aniversário de posse canônica de Dom Alberto Taveira Corrêa como o 10º Arcebispo Metropolitano de Belém.

Veja o convite do Arcebispo:

Convocação da Arquidiocese na íntegra

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

No próximo dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa Francisco consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em comunhão com os bispos de todo o mundo, com oração realizada durante a celebração penitencial, às 17h, horário local de Roma, no Brasil, às 13h. O mesmo ato, no mesmo dia, será, portanto, realizado por todos os bispos do mundo. Em Nossa Arquidiocese de Belém, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, será realizado o Dia de Oração pela Paz, com adoração ao Santíssimo Sacramento e orações marianas, culminando com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, em ação de graças pelo 12º aniversário de sua posse canônica como Arcebispo Metropolitano de Belém. Sendo assim, convidamos o presbitério de Belém para a concelebração, juntamente com os diáconos permanentes, a vida religiosa presente em nossa Arquidiocese, nossos seminários, juntamente com todas as forças vivas da Igreja de Belém, a saber: Pastorais, Movimentos, Grupos, Serviços, Novas Comunidades e o povo de Deus em geral.

Para que todos possam participar da melhor maneira possível, segue a programação:

• 7h – Missa – Responsabilidade Legião de Maria – Cúria Nossa Senhora de Fátima;
  • 8h30 – Café da manhã
  • 9h às 11h – Festa da Acies com a Legião de Maria
  • 11h às 14h30 – Oração do Rosário pela paz – Pastorais, Grupos e movimentos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
  • 12h – Missa transmitida da Residência Episcopal
  • 13h – Transmissão da Celebração Penitencial presidida pelo Papa Francisco, através da rádio e TV Nazaré.
  • 15h – Terço da Misericórdia e Adoração ao Santíssimo – Responsabilidade: Movimento da Divina Misericórdia
  • 16h – Hora Santa – Apostolado da Oração, Legião de Maria, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Servidores do Altar
  • 17h – Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento
  • 17h30 – Vésperas Solene com os Seminários Arquidiocesanos, vida Religiosa e Novas Comunidades.
  • 18h30 – Missa Solene da Anunciação do Senhor e 12º aniversário de posse canônica de Dom Alberto Taveira, como Arcebispo Metropolitano de Belém.

Além da programação local da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, os meios de comunicação da Arquidiocese de Belém contará com uma programação ao vivo durante todo o dia, seja pelas redes socais, rádio e TV.

Programação com Transmissão ao vivo

• 7h Santa Missa com os Bispos do Brasil (CNBB)
  • 12h Missa da Residência Episcopal
  • 13h Celebração Penitencial com Santo Padre
  • 15h Santo Terço
  • 16h Missa da Família Nazaré
  • 17h Bênção Solene com o Santíssimo
  • 17h30 Oração de Vésperas
  • 18h30 Missa Solene da Anunciação do Senhor e 12º aniversário de posse de Dom Alberto

– TV Nazaré Canal 30.1
– Facebook
– Youtube

Histórica consagração da Rússia

A consagração da Rússia é um pedido partícula de Nossa Senhora ocorrido em Fátima em sua terceira aparição, no dia 13 de julho de 1917, quando apareceu aos três pastorinhos, em que dizia que se este pedido não fosse atendido, a Rússia espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”.

Após as aparições de Fátima houve diversos atos de consagração ao Imaculado Coração de Maria: Pio XII consagrou o mundo inteiro em 31 de outubro de 1942 e em 7 de julho de 1952, consagrou especificamente a Rússia ao Imaculado Coração de Maria com a Carta Apostólica Sacro Vergente Anno, na difícil situação dos cristãos forçados a viver em um regime ateu.

O Papa São Paulo VI em 1964 e São João Paulo II em 1981 (ano que sofreu atentado), também em 1982 e 1984 renovaram esta consagração para toda a humanidade. O Papa São João Paulo II, referindo-se ao pedido de Nossa Senhora em Fátima, em 25 de março de 1984, na Praça São Pedro, em união espiritual com todos os bispos do mundo, confiou ao Imaculado Coração de Maria todos os povos e de maneira especial…aqueles homens e nações que necessitam, particularmente, desta entrega e desta consagração.

Já em junho de 2000, quando a Santa Sé revelou a terceira parte do segredo de Fátima, o então Arcebispo Tarcisio Bertone, Secretário da Congregação para a Doutrina e Defesa da Fé, salientou que a Irmã Lúcia havia pessoalmente confirmado que o ato de consagração realizado por São João Paulo II em 1984 correspondia ao que Nossa Senhora havia pedido.

Foto de destaque: Vatican News