“Dom Alberto preside Santa Missa de abertura”

Nos próximos dias, 24 a 26, o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, participará do Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, em Portugal. O evento marca o lançamento oficial da candidatura das Práticas e Manutenções do Culto de Nossa Senhora de Nazaré ao título da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Arquidiocese também contará com a representação do reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Luiz Carlos, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e a diretoria do Círio de Nazaré.

Na ocasião, serão cinco dias de programação onde a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará para celebrações, visitação e procissões. Essa devoção mariana está presente por diversos países e são manifestadas em forma de romarias, procissões e peregrinações. De acordo com a Câmara Municipal de Nazaré, chegam acerca de 270 referências no mundo.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré, no Brasil, já havia sido destaque em 2013, quando a Unesco reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Para esse título foram listados diversos elementos que compõe a manifestação de fé e refletem como característica multicultural da sociedade, como a prática cultural, culinária, objetos artesanais fabricados com a madeira da região.

As atividades começam hoje, quarta-feira (22), no final da manhã com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em Lisboa – Portugal. Seguirá para o Mosteiro dos Jerônimos, na mesma cidade, onde ficará em exposição até amanhã.

Na sexta-feira (24), às 12h (local), as atividades começam com a Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, concelebrada pelo Padre Luiz Carlos, Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora, e demais padres da região, na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.

Em seguida está prevista uma carreata que acompanhará a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, até o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, na Confraria de Nossa Senhora de Nazaré. O dia encerra com orações marianas e procissão das velas.

No sábado (25), às 10h, haverá a sessão de abertura com autoridades do Estado do Pará, local e membros da Comissão de Honra da Candidatura. Já a apresentação da candidatura será às 11h30, presidida pelo Coordenador da Candidatura e Presidente da Comissão Executiva de Portugal.

Pela tarde, haverá palestras com temas relacionados a Nossa Senhora de Nazaré e sua história de devoção, as manifestações em diversos países, a construção cultural e histórico, entre outros. Dom Alberto falará sobre “Nossa Senhora de Nazaré: História e Construção do Culto em Portugal e no Brasil”. O encerramento do dia será com evento cultural, atuações representativas do folclore e da etnografia de Nazaré.

No domingo (26), último dia de evento, às 10h30, acontece a Solene Celebração Eucarística com presidência do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, concelebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e demais clérigos presentes.

Pela tarde haverá o lançamento oficial da candidatura das Práticas e Manutenções do Culto de Nossa Senhora de Nazaré ao título da UNESCO, com as palestras de “Proposta de constituição e lançamento de uma Rede Internacional das Comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré” e “Plano de Salvaguarda das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré”.

O Círio de Nazaré em Belém do Pará

O Círio (círio que significa vela grande de cera) é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja e que convida multidões à comunhão com Jesus. As manifestações marianas estão presentes pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho. Entre elas o Círio, a festa da Rainha da Amazônia, celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Oficializada no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

No ano de 1700 o caboclo Plácido encontrou às margens do igarapé Murutucú (atual Basílica de Nazaré), uma pequena imagem de Nazaré. Plácido levou a imagem para a sua casa, e no outro dia, quando foi verificar já não estava mais lá. O caboclo correu ao local onde foi encontrada, e lá estava a imagem. Situação que ocorreu por diversas vezes. Por essas ocasiões, Plácido construiu uma capela para Nossa Senhora. A visita de devotos à capela tornou-se constante.

A primeira edição do Círio está datada de 8 de setembro de 1793. Teve reconhecimento pontifício da Santa Sé no ano de 1992, quando oficializada como procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira do Estado do Pará e da Amazônia.

No decorrer da história do Círio diversas adaptações foram realizadas, nas primeiras procissões a Imagem de Nossa Senhora era levada no colo do Bispo da cidade, posteriormente, passou a ser levada na berlinda e conduzida por bois. Ao longo do processo surgiu o uso da corda, devido a forte chuva na época que veio atolar o carro puxado pelos bois. Esta prática se repetiu ao longo das edições onde veio se tornar um grande símbolo de manifestação de fé dos peregrinos.

Atualmente a festa do Círio de Nazaré toma praticamente todo mês de outubro, com 13 romarias, além de mais de 400 visitas oficiais ao longo do ano. Também possui status de Chefe de Estado, conferido por uma lei estadual paraense.

*Foto de Capa: Salim Wariss