“Já estão abertas as inscrições para o Simpósio Teológico”

Em agosto de 2016 a Arquidiocese de Belém vivenciou com alegria o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), uma semana de atividades em diversos pontos da cidade, com participação de pessoas de todo Brasil. O evento envolveu todas as paróquias da Arquidiocese ao receberem cerca de 200 bispos, mais de mil padres, centenas de diáconos, representante do Papa (Legado Pontifício), contabilizando mais de 1 milhão de pessoas ao longo de uma semana de atividades.

Este ano acontece a 18ª edição do Congresso Eucarístico, a capital eucarística do Brasil será a Arquidiocese de Recife e Olinda (PE), que promoverá o XVIII Congresso Eucarístico Nacional 2020, no período de 12 a 15 de novembro. E traz o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At, 2, 45-47).

Assim como o CEN 2016, para o Congresso deste ano estão previstas diversas ações com Celebrações, Catequese, Vigília da Juventude, Feira Católica, Concerto Sacro e muitos mais. Entre as atividades, uma das mais procuradas, é a realização do Simpósio Teológico, que tem por objetivo aprofundar a questão teológica e pastoral e diversos aspectos da Eucaristia por meio de conferências e oficinas.

Para participar do Simpósio é necessário preencher o formulário de inscrição. O valor do investimento R$ 100,00 (cem reais). O ingresso do Simpósio dá direito a três conferências e três oficinas. Os palestrantes são convidados teólogos de diversas regiões do país.

Entre os assuntos abordados nas conferências destacam-se: “Eucaristia e Ministério Pascal: aspectos históricos e sistemáticos”; “Eucaristia: alimento para a missão”; “Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais”. E as seguintes oficinas: “Espiritualidade Eucarística: entre piedade e escrúpulos”; “Eucaristia e Missão em Aparecida e na Evangelii Gaudium”; “Celebração Eucarística: ritos e formas”; “Eucaristia e Ecumenismo” entre outras atividades.  Confira a programação completa

Abertura do CEN 2020

A abertura do XVIII Congresso Eucarístico Nacional ocorrerá no dia 12 de novembro, às 19h, na Arena de Pernambuco (localizada a 23 km de Recife), são esperados bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis de várias partes do Brasil. Como parte da programação de abertura o público confere apresentações culturais e show com padres e cantores católicos.

Inscrições para o Simpósio