Ele tomou pão, deu graças, partiu e deu, a seus discípulos dizendo: Tomai todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue. fazei isto em memória de mim.

Na próxima quinta-feira (11)  a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importante para os católicos, único dia solene do ano em que o Santíssimo Sacramento em todas as igrejas no mundo é levado em procissão pelas ruas, exaltado pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.

Na Arquidiocese de Belém a celebração será pela manhã, às 7h, com Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxilia, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e padres da Catedral: Cônego Roberto Cavalli, Padre João Paulo Dantas e Padre Danilo Brandão.

Não haverá a tradicional procissão, mas ao final da celebração terá a benção com Santíssimo Sacramento na frente da Catedral para a Cidade de Belém. Para participar da missa presencial os paroquianos da Sé precisam retirar senha até quarta-feira (10), na secretaria da Catedral, devido a lotação máxima permita por medidas de saúde. A missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, Catedral e ao vivo pela TV Nazaré, canal 30.

Nas demais paróquias da Arquidiocese de Belém, a solenidade de Corpus Christi seguirá pela tarde e noite, com programação própria de cada uma das 94 paróquias.

Links para acesso:  http://bit.ly/FacebookArqBelem  /  http://bit.ly/TVNazare  /  http://bit.ly/TVNazareYoutube  /  https://bit.ly/FacebookFNC

Histórico

 A Solenidade de Corpus Christi é a celebração a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, No século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, a freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia e por pedido da mesma começou a tradição.

o Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264, emitiu a bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.

Foi encarregado pelo Papa, São Tomás de Aquino para compor o Ofício da celebração. Ocorrendo em 1247, a primeira procissão em carácter diocesano e depois, em todo o mundo no século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Receba as últimas notícias