A Arquidiocese de Belém encerra neste sábado (18) das 8h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua), a quarta e penúltima etapa do Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).

Desta vez Assembleia Específica, será com os padres, que farão suas considerações para o Sínodo Arquidiocesano, em sete aspectos da vida da Igreja de Belém, a saber: Missionariedade, Pastoral em Conjunto e Comunhão, Formação, Testemunho Profético, Espiritualidade, Comunicação e Juventude.

Os sacerdotes têm um papel fundamental no Sínodo Arquidiocesano, pois estão diretamente no andamento da Igreja de Belém, atuando em todos os setores e atendendo as mais diversas realidades e necessidades.

Atualmente na Arquidiocese de Belém são 234 padres que atuam nas 100 paróquias, divididas em oito Regiões Episcopais, com atendimento aos Municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbará.

Além das paróquias os sacerdotes atuam nas diversas instituições da Arquidiocese como: seminários, Faculdade, Centro de formação, Cúria, Fundação Nazaré entre outros.

Encerramento do Sínodo

O material coletado a partir das assembleias específicas realizadas de 5 de maio a 18 de junho, será trabalhado no mês de julho pela coordenação do Sínodo, para ser apresentado e deliberado na Assembleia Geral, de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.

Ao final do processo será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para divulgação de documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.