Bispos do Regional Norte II, entre eles Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e o vice-presidente do regional e Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e secretário geral do regional, viajam nesta quinta-feira (23) para o Vaticano, para Visita ad limina Apostolorum que ocorrerá entre os dias 27 de junho a 2 de julho.

A Visita é um momento em que os bispos do mundo se reúnem com o Santo Padre, em geral acontece a cada cinco anos, para tratar de assuntos a cerca de seu pastoreio. A Visita está prevista no Código de Direito Canônico: “O Bispo diocesano tem obrigação de apresentar ao Sumo Pontífice, a cada cinco anos, um relatório sobre a situação da diocese que lhe está confiada, de acordo com o modo e tempo determinados pela Sé Apostólica. O Bispo diocesano deve ir a Roma para venerar os sepulcros dos Apóstolos Pedro e Paulo e apresentar-se ao Romano Pontífice” (Cânone. 399 e 400).

A principal atividade da visita é o encontro com o Santo Padre, onde os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das (Arqui)Dioceses, Prelazias e ouvem seus conselhos. Ao longo da semana os bispos têm diversas atividades, como missas e reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé.

No Brasil a Visita ad limina é dividida por regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, começou com Centro-Oeste e Sul ainda em fevereiro de 2020, mas foi interrompida pela pandemia e retornou somente em maio deste ano com Nordeste 1, Nordeste 4 e Sul 3. As últimas foram o Regional Noroeste, Nordeste 5 e o Norte 1, este último são representados por Amazonas e Roraima.

Regional Norte II

É representada pelas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Pará e Amapá, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: Belém: Arquidiocese de Belém, Diocese de Abaetetuba, Diocese de Bragança do Pará, Diocese de Cametá, Diocese de Castanhal, Diocese de Macapá, Diocese de Marabá, Diocese de Ponta De Pedras e Prelazia do Marajó. Santarém: Arquidiocese de Santarém, Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba, Prelazia do Alto Xingu.

Arquidiocese de Belém

Será a primeira Visita ad limina Apostolorum da Arquidiocese de Belém com o Papa Francisco, a última ocorreu 12 a 26 abril de 2010 com Papa Bento XVI, e foi um dos primeiros compromissos oficiais de Dom Alberto Taveira Corrêa, como Arcebispo de Belém. Na ocasião, ele apresentou ao então Papa Bento XVI, o projeto de evangelização da Fundação Nazaré de Comunicação e a realidade do povo amazônico.

Desde então a Arquidiocese de Belém vem em constante crescimento, hoje conta com Complexo São Pio X, que engloba (Seminário, Centro de Cultura e Formação Cristã, Faculdade Católica, Paróquia São Pio X, Instituto Dom Vicente Zico); Rede Nazaré de Comunicação (Rádio, TV, Jornal impresso e Portal de notícias); diversos centros de formação (Monte Tabor, Carmo, Dom Lustosa…); Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré; Casa do Clero Bom Pastor; uma grande expansão na quantidade de paróquias e áreas missionárias, entre diversos outros projetos.

Atualmente a Arquidiocese de Belém tem como Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa e Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, somam com eles 234 sacerdotes que atuam nas 100 paróquias, divididas em oito Regiões Episcopais, com atendimento aos Municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbará.

Agenda de visitas 2022

• 27 de junho – Norte 2 e Norte 3
  • 09 de setembro – Oeste 1 e Oeste 2
  • 23 de setembro – Sul 1 (1º grupo)