As comemorações dos Santos Juninos, encerram com os festejos de São Pedro e São Paulo. Os dois Santos são de grande reconhecimento social, São Pedro por ser o primeiro Papa da Igreja da Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas. Já São Paulo é conhecido como o grande evangelizador e padroeiro da imprensa, dos escritores e editores.

Na Arquidiocese de Belém as festividades dedicadas aos santos começam neste sábado (25) na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Guamá e na terça-feira (28) na Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá), a festividade será de 25 de junho a 03 de julho, com tema “Com Pedro e Paulo construamos nossa casa sobre a rocha”. A abertura da festividade será sábado (25), com missa às 18h30, presidida pelo Padre Ederaldo da Mata, Vigário Episcopal da Região Menino Deus. Durante a festividade haverá novena diariamente, às 17h30, seguida de missa, às 18h30, celebradas por padres convidados. Também terá arraial e atrações culturais.

No dia dos padroeiros (29) a programação começa às 12h, com a tradicional missa e benção das chaves presidida pelo Pároco, Padre José Antônio da Paixão. Pela tarde, às 17h30, terá novena, seguida de missa às 18h30, encerrando com programação cultural. A procissão com a imagem de São Pedro e São Paulo será no domingo 3 de julho, com saída às 17h da paróquia. Na chegada da procissão, terá a Santa Missa  de encerramento da festividade e programação cultural.

Na Paróquia de São Pedro Pescador (Rodovia BL13, nº 100, Baía do Sol – Mosqueiro), a festividade será de 28 de junho ao dia 06 de julho, com o tema “Uma Igreja Sinodal”.

A programação começa no dia 28 com a Procissão Rodoviária às 15h, saindo da Paróquia de São Pedro Pescador em direção a Comunidade  Maurícia. Já no dia seguinte, quarta-feira (29) dia de São Pedro Pescador, sairá a Procissão Fluvial para Baía do Sol, às 8h, onde chegará na Comunidade Divino Espírito Santo.

À noite a Imagem de São Pedro sairá em procissão da Comunidade Divino Espírito Santo para Igreja Matriz, local onde será celebrada a Santa Missa, às 18h30. A festividade seguirá até o dia 06 de julho, com terço às 18h, missa às 18h30 e programação cultural todas as noites.