O sacramento da Ordem marca-os com um selo ‘carácter’ que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez ‘diácono’, isto é, o servo de todos” (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 1570)

Nesta quinta-feira, dia 15, a Arquidiocese de Belém viverá a festa da ordenação diaconal de 38 novos diáconos permanentes, momento celebrado com o quadragésimo sexto aniversário de ordenação sacerdotal de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

A solenidade ocorrerá às 9h, na Basílica Santuário de Nazaré, com a presidência do aniversariante do dia. As ordenações fazem parte da programação do Ano Jubilar dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará, que teve início no dia 22 de fevereiro, com a cerimônia no Ginásio do Mangueirinho.

Após a celebração de ordenação, os diáconos da turma de 2015, da Escola Diaconal Santo Efrém (EDSE), passam a atuar com diversas destinações e pastorais da Arquidiocese. De acordo com o Código de Direito Canônico, nº 266, a função do diácono é dar assistência ao bispo no serviço da caridade.

As obrigações enquanto diácono permanente está ligado, também, com a litúrgia e com a missão de levar o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo aos que mais necessitam. A presença dos diáconos nas paróquias é sinal sacramental do serviço ao próximo. Atualmente, a Arquidiocese de Belém conta com 151 diáconos permanentes.

No período de quatro anos e seis meses de formação os candidatos se dedicaram aos estudos das áreas de filosofia, estudos teológicos, bíblicos, litúrgicos e pastorais. E ainda foram introduzidos aos conceitos humanos e sacramentais, que abordam o batismo e o matrimônio. Ao final, os candidatos passaram por seis meses de preparação em estágio pastoral nas paróquias de Belém.

DIACONATO

Para participar da Escola Diaconal é necessário que o candidato tenha sido indicado pelo pároco da igreja e os seguintes requisitos: idade mínima de 36 anos, ser casado com no mínimo dez anos, e com consentimento da esposa e filhos.

A Escola Diaconal Santo Efrem, localizada em Ananindeua, está sob a coordenação pedagógica do sacerdote Padre Humberto Paiva, tendo como diretor o Padre Valdinei de Lima e os diáconos formadores: Onildo Botelho, Sílvio Silveira, Ricardo Barra e Otacílio Dias. Para este ano já foi iniciada mais uma turma de candidatos ao diaconato tendo previsão do término da formação e ordenação em 2024.

ANIVERSÁRIO SACERDOTAL

Este será o décimo aniversário sacerdotal de Dom Alberto enquanto Arcebispo de Belém. Foi ordenado no dia 15 de agosto em 1973, na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Teve diversas funções como sacerdote, como reitor de seminário, professor, pároco em diversas paróquias de Belo Horizonte, entre outras.

Em 1991 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar de Brasília, bem como, também abrindo o leque de responsabilidades no Brasil e no mundo, como membro Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino – Americano – CELAM, Fundação Popular do Progresso, Orientador Espiritual das Nonas Comunidades e da Renovação Carismática Católica, entre outras.

No ano de 2009, precisamente no dia 30 de dezembro, foi nomeado, pelo então Papa Bento XVI, como 10° Arcebispo Metropolitano de Belém, com posse em 25 de março de 2010 na Catedral Metropolitana de Belém.