No segundo domingo da Páscoa a Igreja Católica celebra a Festa da Misericórdia, este ano no dia 19.  Na Arquidiocese de Belém as celebrações ocorrem na Paróquia Divina Misericórdia – (Icoaraci), Paróquia Santíssima Trindade (Campina) e Catedral Metropolitana (Cidade Velha). Todas sem a presença dos fiéis, apenas com transmissões pelas redes sociais

Na Paróquia Divina Misericórdia  terá Santa Missa às 8h presidida pelo pároco Padre Gelcimar Souza Santos. A tarde terá a “Hora da Misericórdia” com terço e pregação às 15h. A programação encerra com Show “Amigos da Misericórdia’ às 19h.  O evento será transmitido pelas redes sociais da paróquia.

Na Paróquia Santíssima Trindade a missa será às 9h, presidida pelo Cônego Vladian Silva Alves, com transmissão pelas redes sociais da paróquia. Após a missa cônego Vladian Alves, sairá em carro aberto pelas ruas da paróquia com o Santíssimo Sacramento, abençoando os lares e pessoas da comunidade.

Na Catedral Metropolitana de Belém a missa será às 9h, presidida pelo Cônego Roberto Cavalli, com transmissão pelas redes sociais da Catedral.

Instituição da Festa da Divina Providência

O Papa João Paulo II, em maio de 2000, instituiu a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja Católica, decretando que a partir de então o segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domingo da Divina Misericórdia em todo mundo.

Origem da devoção

No dia 22 de fevereiro de 1931, na cela do convento em Plock, na Polônia, irmã Faustina teve uma visão na qual o próprio Jesus se apresentou tal como a Imagem deveria ser pintada. A Imagem, pintada por Kazimirowski, foi exposta pela primeira vez para veneração pública em um Ano Santo. Em Ostra Brama (Wilno), de 26 a 28 de abril de 1936, por ocasião do tríduo de enceramento do Ano Santo Jubilar de 1935, no qual era comemorado solenemente o Jubileu da Redenção do Mundo — os 1900 anos da Paixão do Salvador (cf. D. 416).

Mostrando o quanto a obra da Redenção está estreitamente unida como a obra da Misericórdia exigida por Jesus à Santa Faustina. A Imagem representa Jesus Ressuscitado que traz aos homens a paz pela remissão dos pecados, pelo preço da Sua Paixão e Morte na Cruz. Os raios do Sangue e da Água que brotam do Coração, transpassado por uma lança, e as cicatrizes das Chagas da crucifixão relembram os acontecimentos da Sexta-Feira Santa (Jo 19, 17-18; 33-37).

O Significado

A misericórdia é uma magnífica manifestação do amor do Senhor; é “filha predileta do amor e irmã da sabedoria, nasce e vive entre o perdão e a ternura” (Ignacio Larañaga). Só o amor poderia criá-la, e nasce de bondade que liga Deus aos seres humanos, prescindindo da situação moral e social da humanidade, pois ela é gratuita na iniciativa do amor.

Assim entendemos como o salmista, doente e oprimido pelo pecado, recorre com confiança à misericórdia de Deus: “Senhor, não me recuses tua misericórdia; tua fidelidade e tua graça me protejam sempre, pois me rodeiam males sem número, minhas culpas me oprimem e não posso mais ver”.