A Arquidiocese de Belém se prepara para comemoração dos seus 300 anos como Diocese. Criada no dia 04 de março de 1719, pela Bula “Copiosus in Misericórdia” do Papa Clemente XI, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, sendo a quinta do Brasil.

Monsenhor Cid, Monsenhor Marcelino, Dom Alberto e Dom Antônio

Para celebrar esse marco na Igreja de Belém, a Arquidiocese lançou nesta quinta-feira (22) em meio a reunião do Clero, na Catedral Metropolitana, a marca comemorativa aos seus 300 anos como Diocese, e também o tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia e o lema “Ide e anunciai…” (MC 16,15), que será usado durante o Ano Jubilar que ocorrerá durante todo o ano de 2019, com abertura no dia 22 de fevereiro.

Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, quem apresentou a marca e projeto para os 300 anos “hoje foi apresentada a marca, o cartaz e o projeto em si, com proposta que vamos executa ao logo do ano 2019,como atos celebrativos. Tudo que a Arquidiocese realizar durante o ano,desde a Campanha da fraternidade até as ordenações serão trabalhados como expressão dos trezentos anos da Diocese” explica Monsenhor.

Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata

A Marca descreve a história da então Diocese de Santa Maria de Belém, hoje Arquidiocese de Belém do Pará, como Igreja na Amazônia, sempre viva e avante com sua missão evangelizadora. Nas cores (verde, amarelo ouro, marrom) estão representando a Amazônia, suas riquezas, rios, seu povo.

Além da marca foi lançando o cartaz, a programação e nova identidade do site da instituição, além de uma página com informações do Ano Jubilar. Ainda está previsto o lançamento da oração dos trezentos e o selo comemorativo.

Elevação à Arquidiocese

Em 1° de maio de 1906 a então Diocese de Santa Maria de Belém, foi elevada à Arquidiocese, sendo terceira do Brasil. Atualmente em sua sede de governo conta como Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, como Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, 240 sacerdotes, 153 diáconos, 89 paróquias divididas entre sete Regiões Episcopais.

A Arquidiocese de Belém também é a sede da Província Eclesiástica, sendo a maior província com 14 circunscrições em dois Estados: Pará e o Amapá.

Descrição da Marca

Logo: Com base na proposta do Arcebispo, em que manifestou o desejo de que o logo dos 300 anos da Diocese pudesse representar a missão da Igreja na Amazônia, fazendo menção ao um movimento contínuo para evangelização, assim como manifestado na inspiração para proposta do lema, o logotipo prima sempre por esses dois pontos “para frente e para o alto”.

A Arte tem todos os elementos declinados para direta (representa olhar para frente, movimento, avanço…), a cruz como principal e central elemento (aponta para o alto, céu, Nosso Senhor…). Em seu formato constructo é formada por seis cores que representam simbolicamente as raças que pela Amazônia habitam. Também remete aos seis eixos propostos para o Ano Jubilar. Observa-se ainda que se omite a silhueta esquerda da cruz, apenas mantendo os lados que aponta para frente e para o alto, bem como a presença de Jesus Crucificado, indício da sua ressurreição, nossa salvação.

Já nos elementos 300 Anos 1719-2019 destacam-se as cores que representam a Amazônia (verde), nossas riquezas (ouro) e nossos rios (marrom). Já a nomenclatura Diocese de Belém do Pará vem representada pelo preto, simbolismo de seriedade, sobriedade, prestígio, modernidade. Por sua vez, a composição tipológica segue representação arredondada, curvas e contornos definidos,remete a sutileza, a jovialidade, ao novo, inovador, pois embora trezentos anos aparente serem muitos anos, a Arquidiocese de Belém ainda se descobre a cada dia, está em constante processo de construção de sua identidade, formação e renovação contínua.

TEMA E LEMA

Tema: Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia

Uma Igreja para olha para frente e para o alto. Com a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.

Lema:“Ide e anunciai…” (Mc 16, 15)

Inspiração para escolha do lema: remete-se a missão que Jesus nos deixou. Quando os discípulos formados por Ele foram acalentados com a presença Sua presença, em seguida se viram lançados à missão, encarregados por Ele, quando de Sua partida para o Céu, de levar a Boa Nova do Evangelho a todos os recantos da Terra: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Mc 16,15-16).