Dando continuidade à programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belém, nesta na quarta-feira (27), será realizado o Traslado da Imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz), da Catedral Metropolitana (Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha) para a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Praça Santuário, Nazaré), após a Santa Missa das 18h, presidida pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Sé.

O traslado é acompanhado por dezenas de fiéis com velas em punho, iluminam o caminho da procissão, que percorrerá a Rua Dr. Assis, Avenida Almirante Tamandaré, Rua Gama Abreu, onde fará a tradicional parada na Paróquia Santíssima Trindade e segue pela Avenida Nazaré até a Basílica Santuário.

A Imagem do Senhor dos Passos ficará na Basílica até a Sexta-Feira Santa (29), quando sairá em procissão para a Igreja das Mercês, local do encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, às 10h, o momento faz memória do real encontro de Jesus com sua Mãe quando estava a caminho do Calvário. Por isso, o chamado Sermão do Encontro, que este ano terá como pregador o Padre Carlos José Almeida Sousa, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné, e tem início com o encontro das imagens à frente da Igreja das Mercês.

Entenda: A Imagem do Senhor dos Passos representa o momento doloroso de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a pesada cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão

Foto: Salim Wariss