“Diácono não é padre de segunda categoria, mas servo humilde” Papa Francisco.

O Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8). Realiza mais uma Assembleia Específica, com os Diáconos, neste sábado (11) das 8h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua).

Desta vez são os Diáconos que darão sua contribuição para o Sínodo da Arquidiocese de Belém em sete aspectos da vida da Igreja de Belém, a saber: Missionariedade, Pastoral em Conjunto e Comunhão, Formação, Testemunho Profético, Espiritualidade, Comunicação e Juventude.

A Arquidiocese de Belém conta atualmente com mais de 205 diáconos que atuam nas paróquias e instituições da Arquidiocese. Em dezembro de 2021 foram ordenados 35 diáconos permanentes.

O primeiro grau do Sacramento da Ordem é designado “Diaconato”. Desempenha funções de serviço (Diaconia) e, que não exerce o sacerdócio. Atua no auxílio dos padres e bispos. As suas tarefas, em contexto eclesial, são as de direção e administração, atividades sociais e de caridades. Auxilia, também, o presbítero ou o Bispo, nas celebrações, assim como a de representar a Igreja em atos de rito sacramental, tais como o Batismo, o Matrimônio e as Exéquias. O diácono permanente pode ser casado ou de vida celibatário.

A quarta e penúltima etapa do Sínodo arquidiocesano encerra no próximo sábado (18/06) com Presbíteros.

No mês de julho a coordenação do Sínodo trabalhará com o material construído a partir das assembleias específicas, para que se tenha um material completo a ser discutido na Assembleia Geral, de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.

A partir da Assembleia Geral, será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para elaboração do documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.

Programação que acontecem no dia das Assembleias

8h30 – Chegada- animação musical e acolhida

8h30 – Oração para o início dos trabalhos