“Um dia de intensa reflexão, silêncio e orações”
Amanhã dia 19 a Igreja celebra a Sexta-Feira Santa, dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. E para reviver estes últimos momentos de Nosso Senhor, os católicos relembram o encontro da Virgem Maria, com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as suas três horas de agonia, a morte e translado para o sepulcro.
O dia é de inteira reflexão com participação intensa de centenas de milhares de cristãos que lotam as ruas, capelas e igrejas da Arquidiocese, com a Procissão do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, o Sermão do Encontro, das Sete Palavras e do Descendimento da Cruz.
Procissão do Senhor dos Passos |
7h |
Basílica Santuário de Nazaré |
Procissão de Nossa Senhora das Dores |
8h |
Igreja de São João Batista (Cidade Velha) |
Sermão do Encontro (Pregador: Padre Ivan da Conceição) |
10h |
Igreja das Mercês |
Sermão das Sete Palavras (Padre Moisés do Socorro Lima de Matos) |
12h |
Capela do Colégio Santo Antônio |
Sermão do Descendimento da Cruz (Pregador Frei Edilson Rocha da Silva) |
18h |
Catedral da Sé |
PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS E NOSSA SENHORA DAS DORES
A manhã inicia às 7h, com saída da Procissão com a imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Santuário s/n) ao encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana s/n, Comércio).
A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus no caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.
Ao Longo da procissão são realizadas 14 paradas que representação as Estações da Via Sacra:
- Jesus é condenado à morte – BASÍLICA SANTUÁRIO
- Jesus carrega a cruz às costas – CLÍNICA DOS ACIDENTADOS
- Jesus cai pela primeira vez – COLÉGIO SANTA CATARINA
- Jesus encontra a Sua Mãe – LARGO DO REDONDO
- Simão de Cirene ajuda Jesus – AV. NAZARÉ COM RUI BARBOSA
- Verônica limpa a face de Jesus – CLUBE DE ENGENHARIA
- Jesus cai pela segunda vez – NAZARÉ COM D. MORAES
- Jesus encontra as mulheres de Jerusalém – CASA DA LINGUAGEM
- Jesus cai pela terceira vez – HOSPITAL PIO XII
- Jesus é despojado de Suas vestes – COLÉGIO SANTO ANTÔNIO
- Jesus é pregado na cruz – PRES. VARGAS COM MANUEL BARATA
- Jesus morre na cruz – PARÓQUIA SAN’ TANA DA CAMPINA
- Jesus é descido da cruz – RUA 28 DE SETEMBRO COM 1° DE MARÇO
- Jesus é sepultado – 1° DE MARÇO COM GASPAR VIANA
Já às 8h, sairá a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), para o encontro com Senhor dos Passos de frente a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, local onde acorre o primeiro Sermão do dia
A Via Sacra percorrida por Nossa Senhora percorre pelos seguintes pontos:
- Jesus é condenado à morte – IGREJA DE SÃO JOÃO
- Jesus carrega a cruz às costas – ABRIGO JOÃO DE DEUS
- Jesus cai pela primeira vez – FUNDO DO FÓRUM CRIMINAL
- Jesus encontra a Sua Mãe – CATEDRAL METROPOLITANA
- Simão de Cirene ajuda Jesus – SIQUEIRA MENDES COM FELIX ROQUE
- Verônica limpa a face de Jesus – ESQUINA DA FRATERNIDADE O CAMINHO
- Jesus cai pela segunda vez – IGREJA DO CARMO
- Jesus encontra as mulheres de Jerusalém – CAPITÃO PEDRO ALBUQUERQUE ENTRE DR. ASSIS E DR. MALCHER
- Jesus cai pela terceira vez – CAPITÃO PEDRO ALBUQUERQUE COM CAMETÁ
- Jesus é despojado de Suas vestes – CAPITÃO PEDRO ALBUQUERQUE COM RODRIGUES DOS SANTOS
- Jesus é pregado na cruz – CAPITÃO PEDRO ALBUQUERQUE EM FRENTE AS VILAS NO MEIO DO QUARTEIRÃO.
- Jesus morre na cruz – RUA ÂNGELO CUSTÓDIO EM FRENTE A DEFENSORIA PÚBLICA
- Jesus é descido da cruz – PORTUGAL ESQUINA DA 13 DE MAIO
- Estação: Jesus é sepultado – RUA 15 DE NOVEMBRO COM CAMPOS SALES (EM CASO DE MARÉ ALTA, DESVIO PELA 13 DE MAIO, NA ESQUINA DA CAMPOS SALES)
SERMÃO DO ENCONTRO
No encontro da imagem de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores, às 10h, frente a Igreja das Mercês que será proferido pelo Padre Ivan da Silva Conceição:
Paraense, natural da cidade de Castanhal-PA, foi ordenado sacerdote no dia 19 de junho de 2010, sendo Vigário na Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório. Estudou Direito Eclesiástico na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Atualmente, é Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, é, também, Juiz Adjunto no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belém.
O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas rua
s de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado a morte por Pilatos.
Neste momento somos chamados a refletir este caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o Maior ato de amor. O Caminho do Calvário onde Jesus se ofertou por amor, já com o Seu coração depositado em nós, para que alcancemos a vida eterna.
Ao final do sermão, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém.
SERMÃO DAS SETE PALAVRAS – TRÊS HORAS DA AGONIA
O Sermão é composto pela meditação das Sete Últimas Palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”.
Este ano celebra-se a 140ª edição do Sermão das Sete Palavras. Dessa vez o pregador escolhido por Dom Alberto foi o Padre Moisés do Socorro Lima de Matos:
Natural de Belém do Pará, foi ordenado Sacerdote em 03 de julho de 2016. No mesmo ano, assumiu a função de vigário no Santuário de Fátima. Em 08 de janeiro de 2017 foi empossado como pároco da Paróquia Santa Maria Goretti. Hoje também é membro do Conselho Presbiteral.
Da origem
O primeiro Sermão realizado em nossa Arquidiocese ocorreu em 10 de abril de 1879, organizado pelas Irmãs de Santa Doroteia da Frassineti (popularmente conhecidas como Irmãs Doroteia). Na época as religiosas entoavam cantos em italiano, com letras alusivas a cada palavras meditadas. Com melodias suaves e dolentes, os cantos convidavam ao recolhimento e a oração.
Ao logo dos anos aconteceram mudanças, porém, desde o início os fiéis permanecem lotando a Capela do Colégio Santo Antônio, na Sexta-Feira Santa, para, em contrito silêncio, acompanhar de perto a Agonia de Jesus na Cruz.
Seu título “Sermão das Sete Palavras” ou “Sermão dos Três Horas da Agonia” relembram as sete palavras de Jesus na cruz, a saber: 1. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34); 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43); 3. “Mulher, eis o teu filho. Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-271); 4. “Tenho sede” (Jo 19, 28); 5. “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?” (Mc 15, 34); 6. “Tudo está consumado” (Jo 19, 30); 7. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46).
Cada “Palavra” meditada é ilustrada com uma estrofe do belo cântico “Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore Sulla Croce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante, entoado pelo Coral “Santa Cecilia”.
Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor
No fim da tarde, às 17h, na Catedral Metropolitana, o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, conduzirá a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, 18h, ocorre o Sermão do Descendimento da Cruz.
SERMÃO DO DESCENDIMENTO DA CRUZ
Este momento é realizado após a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, 17h na Catedral, presidida por Dom Alberto. A ocasião é um convite para reflexão do momento em que o Senhor, já morto na cruz, é retirado e levado ao para o sepulcro, onde permanecerá até a páscoa da ressurreição. A escolha o pregador também parte do Arcebispo. Este ano o pregador será Frei Edilson Rocha da Silva, OFM:
Membro da Ordem dos Frades Menores. Atualmente com 33 anos de ordenação sacerdotal é pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa. É mestre em Teologia com especialização em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Ex-provincial dos Franciscanos (Custódia de São Benedito da Amazônia) e atualmente Comissário da Terra Santa da Custódia de São Benedito da Amazônia.
HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE O SERMÃO DAS SETE PALAVRAS
Toda Sexta-feira Santa, o povo de Santa Maria de Belém do Grão Para tem encontro marcado, pontualmente as 12h, no Capela do Colégio Santo Antônio, para contemplar as Meditações do “Sermão das Sete Palavras”. Esta Cerimônia, que integra a tradição católica, está diretamente relacionada com espiritualidade da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassineti.
Fundada par Santa Paula Frassinetti, em Genova – Itália, a congregação chegou par estas terras em 1877, a convite do 10° Bispo do Pará, Dom Macedo Costa, trazendo a missão educacional e as devoções próprias de seu carisma, entre alas, a devoção às “Três Horas de Agonia”.
A 10 de abril de 1879, as Irmãs Doroteias (coma carinhosamente são conhecidas polo povo) realizaram pela primeira vez em nossa cidade a cerimônia das “Três Horas de Agonia”, no qual refletiram sabre as Últimos Palavras proferidas na Jesus na Cruz. As primeiras edições foram organizadas pelas próprias Religiosas da Congregação, que entoavam cantos em italiano, com letras alusivas a cada palavras meditadas. Com melodias suaves e dolentes, os cantos convidavam ao recolhimento e a oração.
A devoção agradou a piedade popular, atraindo nos anos seguintes um número cada vez maior de fiéis. Entusiasmadas, as Irmãs logo procuraram melhorar a ambientação da Capela do Colégio Santo Antônio, cuidando do visualização do ícone central, acima do Altar-Mor. Desta feita, encomendaram da Itália expressivas a bela imagens para compor o Calvário: Nosso Senhor Crucificado, Nosso Senhora das Dares, São João e Santa Maria Madalena; as quais aqui chegaram em 05 de abril de 1881. Tais ícones até hoje encantam os que visitam a Capela do Colégio Santo Antônio, sobretudo, os fiéis que acompanham o “Sermão das Sete Palavras”.
Coral Santa Cecília
Já na primeira edição do cerimonia das ‘Três Horas da Agonia”, fez-se. entoar o Oratório intitulado “Le Sette Última Parole di Nostra Signore Sulks’Croce” compost° per Giuseppe Mercadante (1795-1870).
Inicialmente, as irmãs se juntaram es Órfãs residentes no orfanato, as senhoras que trabalhavam neste serviço, os integrantes da irmandade “Filhos de Maria” e outros cantores convidados.
Já nos anos de 1940 e 50 o coro era formado, na sua totalidade, pelas Filhas de Maria e Solistas convidados, nomes asses que tiveram grande influência no meio musical erudito no Estado do Pará.
A partir da década de 60, o Coral Santa Cecilia, da Basílica de Nazaré, passou a ser responsável pela continuidade da tradição e devoção.
Hoje a Coral Santa Cecilia é formada exclusivamente por membros da comunidade leiga católica de Belém com Regente: Eduardo Nascimento, Orgonista: Paulo Jose Campos de Melo, Solistas: Simone Serruya (soprano), Silvio Rodrigues (contratenor), Heitor Carneiro (tenor) e Diogo Maio (Barítono).
Pregadores dos Últimos 10 Anos
- 2018 – Dom Antônio de Assis Ribeiro
- 2017 – Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz
- 2016 – Padre Carlos Augusto Azevedo
- 2015 – Dom Irineu Roman
- 2014 – Cônego José Gonçalo Vieira
- 2013 – Frei Eduardo Farias
- 2012 – Dom Teodoro Mendes Tavares
- 2011- Cônego Cláudio Barradas
- 2010 – Dom Alberto Taveira Corrêa
- 2009 – Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata
Programação nas Paróquias
SEXTA-FEIRA SANTA – 19/04 |
|
PARÓQUIA |
Horário |
Catedral da Sé |
17h – Celebração da Paixão do Senhor 18h30 – Sermão do Descendimento da Cruz 19h – Procissão do Senhor Morto |
Basílica |
14h – Via Sacra 15h – Celebração da Paixão do Senhor 18h – Procissão do Senhor Morto |
Arcanjo São Miguel |
15h – Celebração da Paixão do Senhor 17h30 – Procissão do Senhor Morto |
São Francisco Xavier |
15h – Celebração da Paixão do Senhor 18h30 – Encenação da Paixão de Cristo |
Sant’Ana da Campina |
16h – Celebração da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora Aparecida |
7h – Procissão da Via Sacra Saindo Capela Santíssima Trindade 7h – Procissão da Via Sacra Saindo Capela Santo Antônio de Pádua 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora da Conceição (Cidade Velha) |
7h – Via-Sacra (Saída do Polo São José Liberto) 15h – Terço da Misericórdia 16h – Celebração da Paixão do Senhor (Encenação da Paixão de Cristo) |
Nossa Senhora das Graças |
15h – Celebração da Paixão do Senhor 20h – (Encenação da Paixão de Cristo) |
Santíssimo Sacramento |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santa Edwiges |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Divina Misericórdia |
6h30 – Via Sacra (Saída da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré) 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Bom Pastor |
7h – Adoração |
Capela de Nossa Senhora de Loreto (Almirante Barroso) |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Jesus Bom Samaritano |
15h – Celebração da Paixão do Senhor e Via Sacra |
Santo Antônio do Tucunduba |
7h – Via Sacra (Saindo da Comunidade Divina Misericórdia) 16h30 – Celebração da Paixão do Senhor |
São Miguel Arcanjo |
12h – Celebração das 7 Palavras de Jesus na Cruz 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santa Bárbara |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
São Raimundo Nonato |
7h – Via Sacra (Capela da Medalha Milagrosa) 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Menino Deus |
7h30 – via Sacra (Escola Fernando Ferrari) 16h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santa Teresinha do Menino Jesus (Jurunas) |
17h – Celebração da Paixão do Senhor |
São Joao Batista e Nossa Senhora das Graças |
10h – Via Sacra dos Jovens 15h – Celebração da Paixão do Senhor 20h – Encenação da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora do Amparo |
7h – Via Sacra (Saída do Parque Seringal) 12h – Terço e novena da misericórdia 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora do Ó |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
São Pedro e São Paulo |
16h – Celebração da Paixão do Senhor 18h – Procissão do Senhor Morto |
Nossa Senhora Rainha da Paz |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrial |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santa Paula Frassinetti |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santíssimo Redentor |
6h – Via Sacra 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Imaculada Conceição (Castanheira) |
15h – Celebração da Paixão do Senhor 15h – Encenação da Paixão do Senhor |
Capela Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes (Marinha do Brasil) |
15h – Celebração da Paixão do Senhor 19h – Via Sacra |
Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo |
15h – Via Sacra 19h – Via Sacra (parte 2) |
Santa Cruz |
8h – Via Sacra 16h – Ação Litúrgica 19h – Encenação da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora do Bom Remédio |
15h – Celebração do Ofício da Paixão |
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência |
7h – Via Sacra (Saída da Comunidade de Fátima) 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro) |
6h – Via Sacra da Aurora 15h – Celebração da Paixão do Senhor |
São Sebastião |
15h – Celebração da Paixão do Senhor |
Santa Rosa de Lima |
7h – Via Sacra 15h – Celebração da Paixão do Senhor |