A Igreja católica celebra a Sexta-Feira Santa (29), dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. E para reviver este que o momento ápice da fé cristã, os católicos relembram os últimos momento do Senhor, com o encontro da Virgem Maria com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as três horas de agonia de Jesus no madeiro e a sua morte e deposição de seu corpo no sepulcro.

Na Arquidiocese de Belém o dia é de reflexão e extensa programação que conta com as procissões do Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores, Sermão do Encontro, Sermão das Sete Palavras, Sermão do Descendimento da Cruz,  Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor e participação de centenas de cristãos que lotam as ruas, capelas no centro histórico da capital.

PROCISSÃO SENHOR DOS PASSOS

A sexta-feira (29) começa com as Procissão do Encontro, às 7h, com a saída da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Praça Santuário s/n) e percorrerá AV. Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana, Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio, Gaspar Viana até a Igreja das Mercês.

Ao longo da procissão serão feitas  sete paradas: na saída da Basílica Santuário, em frente Colégio Santa Catarina de Sena, na Av. Nazaré entre Benjamin e Dr. Moraes, em frente à Casa da Linguagem, – em frente Hospital São Pio XII, Capela Santo Antônio e Paróquia Sant’Ana da Campina

A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus no caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz pesada amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

PROCISSÃO NOSSA SENHORA DAS DORES

A procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, sairá às 8h da Igreja de São João Batista (Rua São João Diogo, Cidade Velha).  O trajeto contempla a Trav. Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, Rua Padre Champagnat até a Rua Siqueira Mendes, Trav. Dom Bosco até a Dr. Assis, Rua Cap. Pedro Albuquerque até a Rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Av. Portugal, Rua 16 de Novembro até a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Ao longo do percurso também serão feitas paradas, no Abrigo João de Deus, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Catedral Metropolitana.

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

SERMÃO DO ENCONTRO

O ápice das procissões de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos ocorre durante o encontro das imagens na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana, Campina), onde começa por volta das 10h, o Sermão do Encontro; este ano o pregador será o Padre Carlos José Almeida Sousa, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné.

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o maior ato de amor.

Ao final do Sermão do Encontro, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde continua a programação às 17h.

Pregador do Sermão do Encontro 2024 (Biografia)

Padre Carlos José de Almeida Sousa, 35 anos, é natural de Belém-PA, foi ordenado Sacerdote no dia 6 de julho de 2017, por Dom Alberto Taveira Corrêa. Atualmente é pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné.  Foi Assessor da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Belém de 2020 a 2022, e no Regional Norte 2, em 2023.  Foi Vigário Paroquial Nossa Senhora do Bom Remédio, em 2018, e Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, no ano de 2019.   É formado em Marketing, Filosofia e Teologia.

Foto: Luiz Estumano e Salim Wariss