Amanhã (27) a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como “Maria, a Mãe de Deus” e “Mãe do Perpétuo Socorro”. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é Patrona dos Padres Redentoristas, que receberam a missão do Papa Pio IX em 1866, de divulgar a devoção sua devoção ao mundo inteiro, após terem recebido o quadro pintando com imagem da Santa.
A Paróquia com devoção a santa na Arquidiocese de Belém é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rodovia Artur Bernardes, nº 459), que este ano celebra a festa da Santa com algumas mudanças, inclusive sem a tradicional procissão luminosa, seguindo o protocolo da volta das atividades da Arquidiocese de Belém. A programação será transmitida pelas redes sociais (FACEBOOK e YOUTUBE).
A programação contará com:
- 7h – Santa Missa
- 10h – Terço Mariano
- 12h – Santa Missa
- 15h – Terço da Misericórdia
- 17h – Terço Mariano
- 19h – Santa Missa
Durante todo o dia a paróquia ficará aberta para visitação com controle de visitantes. Para as missas presenciais será necessário a retirada antecipada de senha na secretaria paroquial.
Após a Celebração Eucarística das 19h, haverá um passeio com Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelas ruas do telégrafo.
O QUADRO
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro traz em si diversos significados, na parte superior do quadro encontra-se inscrito, em grego, “Mãe de Deus”. Acima dos ombros de Nossa Senhora, encontram-se dois anjos, à sua esquerda São Miguel Arcanjo, que segura a lança, a vara com a esponja. Já do lado direito, São Gabriel Arcanjo, que segura a cruz e os pregos. São símbolos que indicam o sofrimento de Cristo na cruz e anunciam a Paixão do Senhor. Abaixo deste anjo, também tem mais uma abreviação grega para: “Jesus Cristo”. A estrela no véu de Nossa Senhora simboliza que ela é estrela do mar que trouxe a luz de Cristo para o mundo em trevas. A estrela que conduz ao porto seguro do céu.