Comunicado Oficial – Círio 2020
23/04/2020

22/04/2020 – 20h

A Arquidiocese de Belém comunica que não procede a informação veiculada em mídias paraenses sobre suposto anúncio ou decreto do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, acerca do cancelamento do Círio de Nazaré 2020.

Em hipótese alguma Dom Alberto se pronunciou em quaisquer circunstâncias, menos ainda a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) ou a Paróquia de Nazaré, tau informação carece absolutamente de fundamento.

Os preparativos para o Círio 2020 seguem dentro das possibilidades e circunstâncias atuais. A DFN tem trabalhado normalmente para a sua realização, prevista para o dia 11 de outubro, acreditando que até lá a pandemia COVID-19 esteja sob controle, sem riscos à saúde pública. Se, todavia, ainda houver riscos ou determinações das autoridades governamentais, serão estudadas as alternativas que se apresentarem viáveis. Até este momento não há nenhuma perspectiva de cancelamento, ou adiamento.

Nenhuma modificação foi considerada até então, mas poderá sê-lo se assim determinar o quadro sanitário vigente quando da realização do evento. Portanto todas as alternativas e possibilidades serão analisadas pela Arquidiocese, pela Paróquia de Nazaré e pela Diretoria da Festa, Instituições parceiras, sendo que a palavra final caberá ao Arcebispo, e publicada oficialmente pelos órgãos de comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará, DFN e Basílica Santuário.

É importante elencar que toda e qualquer mensagem, comunicado, pronunciamento e nota oficial do Arcebispo é publicada no site da Arquidiocese (www.arquidiocesedebelem.com.br) e divulgada amplamente nos meios de comunicação e imprensa, quando oportuno.

As eventuais decisões observarão as determinações das autoridades governamentais e sanitárias. De modo algum os organizadores da Festa colocarão em risco a saúde pública e a segurança sanitária dos romeiros e fiéis. Qualquer alteração poderá ser tomada até o final do mês de agosto, podendo haver antecipação, sem aviso prévio, se assim o recomendarem os fatos e a evolução da pandemia.

A data de lançamento para o cartaz do Círio 2020 permanece o dia 31 de maio. Existem diversas ferramentas que a Igreja tem adotado para se manter próxima aos fiéis, como o uso dos meios de comunicação e mídias sociais. Portanto, não havendo a possibilidade da participação dos fiéis na celebração de lançamento, a apresentação poderá ser realizada pelas redes sociais e veículos oficiais de comunicação da Arquidiocese, a Fundação Nazaré de Comunicação.

Pedimos encarecidamente que a prudência esteja sempre adiante dos compartilhamentos e disseminação de informações sem qualquer respaldo, apuração ou que partam de fonte duvidosa. Sugerimos que, em tempos de comunicação acelerada, é necessário refletir enquanto a sua veracidade antes de qualquer atitude, para a não contribuição com a proliferação de notícias falsas (Fake News).

Belém do Pará, 22 de abril de 2020