Maio é considerado o mês mariano, pois homenageia a virgem Maria, mãe de Jesus. A Igreja católica realiza diversas homenagens como terços, orações e celebração com coroação de Nossa Senhora, entre outras ações para celebrar a data.
Para a Arquidiocese de Belém este mês Mariano será especial, pois começa com elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida ( Av. Pedro Miranda 1566,Pedreira), a Santuário, com a Solene Celebração Eucarística no sábado, 1º de maio, às 9h.
A programação inicia hoje (28) com a descida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida do Glória, que ficará até o dia 1º de maio e tríduo que segue até sexta-feira (30), sempre às 18h30, onde serão abordados temas a cada dia. “Santuário Casa da Palavra” (28), “Santuário Casa da Eucaristia” (29) e “Santuário Casa da Misericórdia” (30).
No sábado (1), às 9h, ocorrerá a cerimônia de elevação com Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 9h, será concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e os padres da Região Episcopal Santa Cruz.
O Santuário será o segundo na Arquidiocese de Belém, também dedicado a Nossa Senhora, e passará a ser intitulado Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O primeiro é o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Basílica.
Critérios para criação do Santuário
Para instalação foi levado em consideração vários critérios os entres:
- O culto a Nossa senhora de Aparecida desde seu achado em 1717, quando foi encontrada em no Rio Paraíba do Sul. A devoção a Aparecida que levou sensibilização dos governantes e da Igreja a programando-a Padroeira do Brasil, sendo feriado nacional no dia 12 de outubro.
- As comemorações pelos 300 anos do achado da imagem que levou a visita jubilar as dioceses/arquidiocese de todo o Brasil e receberam uma réplica da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, onde está designada a exposição ao culto.
- A réplica da Imagem original na paróquia, os grandes números de devotos que recorrem à Igreja de Nossa senhora Aparecida para rezar, formular pedidos de consolo e proteção retornando às suas casas revigorados na fé, na esperança e caridade.
- Realizar Romaria anual arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelos Bispos; Promoção de Simpósio Mariano; Estudos e formação dos documentos publicados pela Santa Sé
- Outros pontos levados em consideração para criação do Santuário foi a de consagração da igreja e do altar da paróquia e a devoção do povo paraense pela Bem-Aventurada Virgem de Maria, mãe de Deus e da Igreja, sob os vários títulos.
Arquidiocese e a devoção a Nossa Senhora
A história da Arquidiocese de Belém está diretamente ligada à devoção mariana. Instalada em 1719 a diocese recebeu o nome e a padroeira Santa Maria de Belém, assim como a capital. A primeira paróquia tem o título de Nossa Senhora da Graça, atual Catedral Metropolitana de Belém.
Ainda como diocese a terceira e quinta paróquia instaladas também receberam títulos marianos, são elas: Nossa Senhora da Conceição – Benfica e Nossa Senhora de Nazaré dos Desterro, hoje Basílica Santuário. Assim começa a grande devoção a Nossa Senhora de Nazaré, contemplada como Rainha da Amazônia e padroeira do Pará.
Atualmente, das 97 paróquias existentes na Arquidiocese de Belém, 32 delas têm o título mariano.
Bênção e dedicação do Altar
Em outubro de 2020, durante a festividade da paróquia, o Arcebispo de Belém fez a benção da Paróquia, do altar e com a dedicação a Santo Alberto Magno.
Programação no Santuário
O Santuário terá duas celebrações de missas diária, às 7h e 18h30. Também já está instituído confissão e atendimento diário para os fiéis e todo dia 12 de cada mês haverá programação especial,
Pároco da Paróquia
Padre Wagner Maria Amaral de Lima, chegou em 2017, passando a ser diocesano no ano seguinte. Em 2019 foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida. Padre Wagner já atuou nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Ó.
Paróquia de Aparecida
A paróquia Nossa Senhora Aparecida foi a vigésima nona (29) paróquia criada na Arquidiocese de Belém, instalada no dia 12 de outubro de 1974, pelo Arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos, sendo 12ª criada por ele. Em sua gestão, Dom Gaudêncio instalou 25 paróquias no total.
Atualmente a paróquia conta com três padre: Padre Wagner Maria Amaral de Lima, como pároco e os padres Aguinaldo Ramos de Freitas e Paulo Humberto Rodrigues Cruz como vigários paroquiais.
Região Episcopal Santa Cruz
Criada em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, a Região Episcopal Santa Cruz foi desmembrada em 1999, para criação da Região São João Batista.
A atualmente a região tem como Vigário Episcopal Cônego Ronaldo Menezes e conta com mais 26 padres divididos em 15 paróquias que atuam nos bairros: Castanheira, Marambaia, Souza, Curió Utinga, Marco, Val-de-Cans, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Pedreira e Umarizal.
As paróquias da Região Santa Cruz são: Imaculada Conceição (Castanheira), Jesus Ressuscitado, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Sagrada Família, Santa Cruz, Santa Teresinha da Amazônia, São Benedito, São Francisco Xavier, São Geraldo Magela, São João Paulo II, São Jorge, São Raimundo Nonato e São Sebastião.
Visita Jubilar dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Em março de 2017, a Arquidiocese de Belém recebeu a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, trazida no dia 17, pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que no mesmo dia Celebrou a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde recebeu a réplica da Imagem encontrada no rio Paraíba do Sul.
A programação na arquidiocese durou uma semana com visita às sete Regiões Episcopais (Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Coração Eucarístico de Jesus, São João Batista, Santa Cruz, São Vicente e Menino Deus).
Encerrando a programação da Visita Jubilar, no dia 26, na Região Episcopal Santa Cruz, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde a réplica a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficou em posse da Arquidiocese de Belém, permanece e pode ser solicitada para visitas nas demais paróquias e instituições
Paróquias com título mariano na Arquidiocese de Belém
- Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã/Marituba
- Área Missionária Santa Maria Mãe da Igreja – Castanheira
- Paróquia Imaculada Conceição – Castanheira
- Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Ananindeua
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Pedreira
- Paróquia Nossa Senhora da Graça – Catedral Metropolitana
- Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Outeiro
- Paróquia Nossa Senhora das Graças – Centro/Ananindeua
- Paróquia Nossa Senhora Das Vitórias – Almir Gabriel/Marituba
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fátima
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Icoaraci
- Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Ananindeua
- Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Coqueiro
- Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Marituba
- Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro – Nazaré
- Paróquia Nossa Senhora do Amparo – coqueiro
- Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio – Coqueiro
- Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Benevides
- Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Icoaraci
- Paróquia Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Telégrafo
- Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Val-de-Cans
- Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz – Benguí
- Paróquia Santa Maria de Belém – Terra Firme
- Paróquia Santa Maria Mãe de Deus – Ananindeua
- Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci
- Reitoria Nossa Senhora das Mercês (Igreja Das Mercês) – Comércio
31 -Reitoria Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
Informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro
3215-7001/ 98926-2453
Pastoral da Comunicação de Aparecida-Pascom: Vitoria Figueiredo – 98343-5570