No próximo dia 26, a Igreja inicia o período da Quaresma, momento que se vive o tempo de oração, arrependimento e renovação para estarmos preparados ao encontro e festa da Páscoa do Senhor. Com o intuito de direciona a vida Cristã nesse processo, o Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa, lança neste domingo (16), a 27ª edição do livro Retiro Popular com o tema “Edificar a Igreja”. Com santa missa na Catedral de Belém em ação de graças às 7h, em seguida a cerimônia com sessão de autógrafos.

O Retiro Popular é um roteiro quaresmal onde se propõe ao leitor orações diária, passagens bíblicas e textos para despertar o desejo de mudar atitudes, e assim, servir a Deus. “Eu preparei este livro do Retiro Popular pensando no enfoque voltado para nossa realidade Amazônica. E oferecer ao Brasil e ao mundo, uma visão bem nossa, a edificação da igreja que corresponde, também, de uma forma especial em Belém, porque nós queremos viver essa Igreja de portas abertas no Sínodo que está em curso durante este de 2020”, explica Dom Alberto Taveira Corrêa.

No livro, publicado pela Editora Canção Nova, Dom Alberto indica ao leitor um momento de aprofundamento espiritual em preparação para a Páscoa do Senhor. Para melhor vivência da quaresma, à luz da Palavra de Deus, no Retiro Popular encontra-se: leitura orante, meditação do rosário da Virgem Maria, além da oração da Campanha da Fraternidade 2020.

Para as reflexões diárias estão algumas temáticas: “Recolher-se para rezar: o sentido do retiro”; “Ele me amou e se entregou por mim”; “A Escolha de Deus”; “O chamado à experiência de Deus”, entre outros. No penúltimo capítulo encontram-se, também, textos dedicados a “Contemplar a Cristo com os olhos de Maria” através da oração do Rosário da Virgem Maria. E ainda, textos que podem ser meditados todos os domingos do período de forma pessoal ou com a família.

Capa do Livro

Este ano o livro traz na de capa a imagem do Círio Nazaré, do dia 13 de outubro de 2019, mês em que o mundo estava com os olhos fitos na Santa Sé, período quando bispos da Amazônia estavam reunidos com Santo Padre para realização do Sínodo para Amazônia. “Do portal da Amazônia, Belém do Pará, espalha-se o sonho de edificar a Igreja, na resposta ao dom de Deus, plantado em nós no Batismo. Nossa multidão incontável, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, diante da Catedral, não é anônima, porque são pessoas marcadas pela piedade popular e pela sede de Deus. Ao fundo, a baía do Guajará, sinal dos muitos e caudalosos rios de nossa Amazônia. Desejamos que o Retiro Popular de 2020, desejado e escrito nesta terra maravilhosa e santa pela devoção mariana, suscite em muitas pessoas o desejo da santidade e o amor à Igreja” complementa o Arcebispo.

Sessão de autógrafos e venda do livro

Após a Santa Missa de domingo (16) na Catedral, às 8h, acontece o lançamento do livro e sessão de autógrafos. As vendas já estão sendo realizadas no valor de R$9,90 na loja Lírio Mimoso (Avenida Nazaré) e Fundação Nazaré de Comunicação (Avenida Governador José Malcher, Nazaré, n°915). No dia do lançamento também haverá a venda. A renda será revestida para a manutenção da Fundação Nazaré de Comunicação.

Percurso do Retiro Popular das 27 edições

A ideia do retiro popular surgiu no ano de 1992, em Brasília, quando Dom Alberto era bispo auxiliar, e foi convidado para escrever o Retiro Popular da Arquidiocese de Brasília que direcionasse o Povo de Deus a viver melhor o período Quaresmal.

Já em 1997, convidado pela Editora Canção, no formato de Livro, Dom Alberto iniciou a produção do tradicional Livro Retiro Popular, com título específico e circulação nível nacional.

Diversos assuntos para formação da vida cristã foram abordados durante os vinte e sete anos de Retiro. São reflexões sobre nossa fé e o processo de nos firmamos e renovarmos em Deus. Sobre esse processo destaca-se a fala de Dom Alberto, na coletiva de lançamento do Retiro Popular do ano de 2010, onde abordou sobre da fé. “Deus nos quer tão bem que ele tem sede da nossa fé”.

“O Retiro Popular é preparado para oferecer aos que dele participam a oportunidade de vivência quaresmal, à luz da Palavra de Deus. A abundância de textos da Sagrada Escritura, citados no correr da proposta de Retiro ou nas notas, visa abrir o horizonte, para que seja justamente a Palavra fonte principal da oração quaresmal, como acontece com a Sagrada Liturgia”, destaca Dom Alberto.

Indicadores de Desempenho

Ao longo dos vinte e sete anos o livro Retiro Popular tornou-se tradição nas famílias católicas, o que proporcionou no ano de 2007 a venda recorde de mais de 70 mil exemplares em todo Brasil. Até a última edição soma-se mais de 850 mil exemplares vendidos pela Editora Canção Nova.