A Arquidiocese de Belém realizará de 25 de janeiro a 1° de março, o Estudo preparatório da Campanha da Fraternidade 2020 (CF2020), que tem com o tema: “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso”, e o lema “Viu, sentiu com paixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A formação será em seis áreas (Áreas Belém, Nossa Senhora do Ó, Metropolitana, Icoaraci, Cidade Nova e Região das Ilhas), para atender os paroquianos das 94 paróquias, movimentos e pastorais.

O objetivo do estudo é formar agentes multiplicadores para a realização de atividades e gestos concretos, tanto no âmbito paroquial como em nível da Arquidiocese, como expressão concreta do compromisso para o alcance do objetivo da Campanha.

A Formação é aberta para os coordenadores das Pastorais, as forças vivas da Arquidiocese e interessados pelo tema (Escolas, Universidades, Movimentos e outros) que estejam em diálogo com a Igreja.

O Estudo começa no dia 25, na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, na Paróquia Santa Bárbara, às 8h, com formação do Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Vigário Geral e Coordenador da CF e Francisco Batista, da Comissão de Justiça e Paz.

Nos dias 27 e 28 será na “Área Belém”, no Centro Social de Nazaré – Casa de Plácido, às 19h, e terá como formadores Fátima Fonseca, Professora da Faculdade Católica de Belém e o Padre Bruno Sech, Pároco da Paróquia São João Paulo II e Comissão de Justiça e Paz.

De 1ª a 2 de fevereiro o Estudo será na “Área Metropolitana”, na Paróquia Menino Deus, em Marituba, às 8h e 14h, com formação da professora Fátima Fonseca e Monsenhor Raimundo Possidônio.

No dia 8 de fevereiro “Área Icoaraci”, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, às 14h, com formação do Padre José Maria Ribeiro, Pároco da Paróquia Santa Maria de Deus e Francisco Araújo, da Pastoral DST/AIDS.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro será na “Área Cidade Nova”, na Paróquia Cristo Rei, às 19h com formação do Padre Paulinho Joanil da Silva, da Pastoral da Terra e no dia 1 ° de março na “Área da Região das Ilhas, na Comunidade Boa Vista às 8h, a formação será com do Padre José Maria Ribeiro, Pároco da Paróquia Santa Maria de Deus.

Lançamento da Campanha

A campanha da Fraternidade 2020 será lançada em todo o Brasil na quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro. Na Arquidiocese de Belém será às 9h, durante coletiva de Imprensa, na Cúria Metropolitana.

O Objetivo da CF 2020 é conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, os quais se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum.

A Irmã Dulce é o ícone presente no cartaz da CF, ela é um intercâmbio de cuidado. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo da ecologia. Sigamos seu exemplo!