O Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, Padre Fábio Luiz Quintal Gama, em respeito aos seus paroquianos e toda a comunidade católica, vem à público esclarecer e repudiar com veemência, o conteúdo difamatório veiculado em rede social na manhã de hoje, 13 de julho de 2021, que de forma espúria e dolosa, tentam atingir a honra, a imagem e, acima de tudo, o seu sacerdócio.

Esclarece que não há veracidade em nenhuma das condutas à ele imputadas de maneira irresponsável e leviana, composta por injúrias e difamações. O Padre não possui nenhuma ligação com a rede social tampouco com o perfil apontado. O seu serviço e comprometimento com seu sacramento são conhecidos pela comunidade católica, nesse sentido, jamais faria algo que maculasse o mesmo.

As medidas cíveis e criminais estão sendo adotadas para responsabilizar os autores bem como aqueles que contribuíram para a disseminação do falso perfil e de seu conteúdo. Já foi lavrado Boletim de Ocorrência e solicitado à autoridade policial a instauração de processo investigatório para apuração dos crimes e identificação dos autores, através de requerimento pela autoridade ao provedor e verificação do IP (Internet Protocol) de onde foram disparadas o perfil e mensagens falsas.

Cumpre ressaltar que, o Código Penal Brasileiro tipifica a conduta em questão no art. 307 – Falsa Identidade :

Art. 307 – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Além disso, trata-se também de Crime Contra A Honra:

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

Art140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Dessa forma, serão processados, na forma da Lei, todos aqueles que divulgarem de forma dolosa, na mídia social ou qualquer outro meio, as falsas notícias envolvendo a pessoa do Padre Fábio Quintal.

Na certeza de que será feito Justiça, rogamos à Deus por todos os paroquianos.

Abaixo, excerto do Boletim de Ocorrência lavrado na data de hoje:

Ananindeua-PA,  13 de julho de 2021.
Padre Fábio Luiz Quintal Gama
Pároco da Igreja do Divino Espírito Santo

Receba as últimas notícias