Celebra no próximo domingo, dia 28, a Solenidade de Pentecostes, uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico, que marca o encerramento do Tempo Pascal. A celebração ocorre cinquenta dias após a Páscoa de Cristo.

O momento será celebrado em todo mundo, onde os cristãos relembram a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo, conforme descrito no Novo Testamento, momento em que Jesus é dado e comunicado como Pessoa Divina, onde o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho.

Este ano o Pentecostes ganha ainda mais significado à medida que emerge de um período desafiador que vivemos. A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeras dificuldades e incertezas, mas a mensagem central de Pentecostes continua sendo uma fonte de esperança, renovação e unidade para os cristãos.

Na Arquidiocese de Belém a Solenidade começará com a Vigília, no sábado (27), a partir das 13h30, na Praça Santuário de Nazaré, com o tema “Um olhar para frente e para o alto”. O momento reunirá fiéis das 103 paróquias, Movimento, Pastorais e Novas Comunidades da Arquidiocese.

Durante a programação haverá momentos de louvor, animação, consagração a Nossa Senhora, dança, teatro, adoração e o encerrando com Solene da Vigília presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli e o clero arquidiocesano.

No domingo (28) dia da Solenidade de Pentecoste haverá Missa ao longo do dia, nas 103 paróquias da Arquidiocese celebrada pelos padres e vigários de acordo com a programação de cada uma.

Programação da Vigília de Pentecostes

• 13h30 Animação, louvor, procissão e Consagração a Nossa Senhora