“Ele tomou o pão, deu graças, partiu e deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue. Fazei isto em memória de mim.” (Cf. Missal Romano).

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (08) a Solenidade de Corpus Christi, 60 dias após a Páscoa. Neste dia, o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, exaltado pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.

Na Arquidiocese de Belém, a Solenidade de Corpus Christi será realizada nas oito Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.

Região Sant’Ana:
Campina, Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Condor e Umarizal.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, estará na Região de Sant’Ana, onde presidirá a Santa Missa às 7h30 no Santuário São Judas Tadeu (Av. Alcindo Cacela 4175), junto ao Vigário Episcopal, Padre André Teles, e aos demais padres da região. Em seguida, a procissão sairá em direção à Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Centrão).

Região Nossa Senhora do Ó:
Benevides, Mosqueiro e Santa Bárbara.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, estará na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, onde presidirá a Santa Missa às 8h na Capela do Colégio Nossa Senhora do Ó (Farol, Mosqueiro), junto ao Vigário Episcopal, Padre Francimar Lopes. Logo após, a procissão seguirá com o Santíssimo Sacramento em direção à Capela do Sagrado Coração de Jesus.

Região Santa Maria Goretti:
Nazaré, Fátima, São Brás, Canudos, Terra Firme, Guamá, Cremação.

A Missa será às 7h na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (Praça Santuário), presidida pelo Vigário Episcopal, Cônego Silvio Trindade, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento sairá em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima.

Região Santa Cruz:
Val-de-Cans, Telégrafo, Umarizal Sacramenta, Barreiro, Pedreira, Marcos, Sousa, Marambaia e Castanheira.

A Missa será às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rod. Artur Bernardes 459), presidida pelo Vigário Episcopal, Cônego Ronaldo Menezes, e concelebrada pelos padres da região. Logo após, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal.

Região São Vicente de Paulo:
Ananindeua – Atalaia, Guanabara, Coqueiro, Icuí, Paar.

A Missa será às 7h na Paróquia Santo Inácio de Loyola (Estrada Santa Fé, 33, Icuí-Guajará), celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Ivan Conceição, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia Ascensão do Senhor, também no Icui.

Região Coração Eucarístico de Jesus:
Bangui, Catalina, Cabanagem, Mangueirão, Parque Verde, Satélite, Tenoné, Una, Coqueiro.

A Missa será às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (Conjunto Satélite, WE 6, 455), celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Humberto Paiva Brito, e concelebrada pelos padres da região.

Região Menino Deus:
Ananindeua – Águas Lindas, Aurá, Distrito Industrial, Júlia Seffer, Centro / Marituba – Nova União, Almir Gabriel, Nova Marituba, Canaã Centro.

A Missa será às 7h30 na Praça matriz de Marituba, conduzida pelo Vigário Episcopal, Padre Vandilson Lima, e concelebrada pelos padres da região.

Região São João Batista:Cotijuba, Outeiro, Icoaraci, Parque Guajará, Tapanã, Pratinha.
Esta região será dividida em polos:
1) Paróquias João Batista e Nossa Senhora das Graças, Fátima, São Francisco e Livramento com Missa às 7h, seguida de procissão em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
2) Paróquias Santo Afonso, São Vicente, São Francisco e Jesus Bom Samaritano com celebração da Missa às 7h.
3) Procissão saindo da Paróquia Santa Teresa de Calcutá em direção à Paróquia Divina Misericórdia, onde será celebrada a Santa Missa às 7h.
4) Procissão saindo da Paróquia São José Esposo de Maria em direção à Imaculada Conceição, onde será celebrada a Santa Missa às 7h.
5) Paróquia São Francisco das Ilhas – Cotijuba, Missa às 7h.

.