Celebrando o Mistério da Eucaristia

A Solenidade de Corpus Christi é uma das festas mais importantes da Igreja Católica, celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa. Neste ano, a solenidade será comemorada no dia 8 de junho, e é uma ocasião especial para refletir e adorar o mistério da Eucaristia, que representa a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a Santa Missa.

O significado profundo dessa festa é baseado nas palavras de Jesus, registradas na Bíblia, durante a Última Ceia: “Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'” (Lucas 22,19). Essa passagem bíblica enfatiza a importância da Eucaristia como um memorial do sacrifício de Cristo, oferecido por nós.

Durante a Solenidade de Corpus Christi, é tradição que o Santíssimo Sacramento seja levado em procissão pelas ruas, acompanhado por fiéis que expressam sua gratidão e louvor a Deus. É um momento único em que a comunidade católica demonstra publicamente sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Uma das manifestações mais marcantes dessa celebração é a tradição dos tapetes. Os tapetes são verdadeiras obras de arte, elaborados com diversos materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas e flores. Eles são cuidadosamente desenhados no chão das ruas por onde passará a procissão, formando belas composições que representam a devoção e o amor dos fiéis pela Eucaristia.

Essa tradição dos tapetes tem suas raízes na antiguidade e é uma expressão genuína de fé. Ao caminhar sobre os tapetes após a passagem do ostensório, símbolo que abriga a hóstia consagrada, os fiéis demonstram seu respeito e veneração pela presença de Jesus Cristo. É como se, por um momento, as ruas se transformassem em um caminho sagrado, onde Cristo é acolhido e adorado pelos corações dos fiéis.

É importante destacar que a confecção dos tapetes não se trata de uma penitência ou pagamento de promessas, mas sim de uma manifestação popular de adoração a Cristo. Essa tradição nos lembra do gesto do povo em Jerusalém, que estendeu ramos de oliveira pelo caminho por onde Jesus passava, aclamando-o como o Messias.

No entanto, é essencial ressaltar que a procissão de Corpus Christi não está ligada à procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo. Ambas são celebrações distintas, cada uma com seu próprio significado e propósito litúrgico.

Neste dia especial, somos convidados a renovar nossa fé na presença de Jesus na Eucaristia e a expressar nossa gratidão pelo inestimável dom da salvação. A Solenidade de Corpus Christi nos recorda que, ao participarmos da Santa Missa e comungarmos do Corpo de Cristo, recebemos o alimento espiritual necessário para a nossa jornada de fé.

Que nesta Solenidade de Corpus Christi possamos renovar nosso compromisso de viver a Eucaristia como centro de nossa vida cristã, alimentando-nos do Corpo e do Sangue de Jesus, que se entregou por nós. Que a tradição dos tapetes nos inspire a oferecer o melhor de nós a Deus, com corações gratos e cheios de amor.

Reflitamos sobre as palavras de Jesus: “Tomai todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue. Fazei isto em memória de mim” (Cf. Missal Romano). Que a Solenidade de Corpus Christi seja um momento de profunda comunhão com Cristo e de renovação espiritual em nossas vidas.

Alan Monteiro da Silva
Arquidiocese de Belém