Sínodo Arquidiocesano chega à penúltima etapa
06/05/2022

Neste sábado (07) a Arquidiocese de Belém inicia a penúltima etapa do Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).

Nesta quarta e penúltima etapa ocorrem as Assembleias Específicas destinadas às pastorais, movimentos, serviços, novas comunidades, vida religiosa e o clero, com participação dos sacerdotes, diáconos, líderes das forças vivas da Igreja e representantes das instituições civis.

A cada sábado um grupo específico fará a assembleia., começando com a Vida Religiosa, neste sábado das 8h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua).  As próximas serão:  Instituições não católicas (14/05), Setor Juventude (21/05), Pastorais Ministérios e Organismos (28/05), Novas Comunidades e Movimentos (04/06), Diáconos (11/06) e Presbíteros (18/06).

No mês de julho a coordenação do Sínodo vai trabalhar com material colhido nas assembleias para conclusão do trabalho. A etapa final do Sínodo Arquidiocesano será na Assembleia Geral de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.

A partir da Assembleia Geral, será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para elaboração do documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.

Cronograma das Assembleias

O Sínodo Arquidiocesano estava previsto para ocorrer de novembro de 2019 a junho de 2020, mas foi suspenso devido a pandemia, neste primeiro momento ocorreu apenas   a primeira etapa preliminar e preparatória.  Somente em fevereiro deste ano as atividades retornaram.

Nos meses de fevereiro e março ocorreu a segunda etapa com as Assembleias Paróquias, onde foram realizados estudos, retiros, pesquisas e reflexões sobre diversos temas da vida da Igreja, com a participação dos fiéis e todos aqueles que estão engajados na vida paroquial.

A terceira etapa com as Assembleias das Regiões Episcopais, trabalhou com base nos dados das assembleias paroquiais, onde representantes das oitos regiões episcopais da Arquidiocese, realizam estudos sobre os dados levantados e estratificam para melhor análise

Base do Sínodo

Sínodo teve como primícia a Assembleia Pastoral Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 2017, que findam em revisar as ações da Igreja local e propor novos caminhos da evangelização, bem como a renovação da vida pastoral na Arquidiocese de Belém.

Sínodos

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”.

O sínodo é uma assembleia eclesiástica convocada para tratar de assuntos relacionados à Arquidiocese/diocese, com ajuda do clero e leigos. É necessário para melhorar o serviço pastoral e ocorre em toda a igreja. A exemplo disso foi Sínodo da Amazônia realizada em 2019, em Roma, e contou com a participação dos bispos da Amazônia

E para 2023 o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo ao Sínodo “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Programação das Assembleias

8h30– Chegada- animação musical e acolhida

8h30 a 8h40– Oração para o início dos trabalhos

8h40 às 08h50– Palavra do Coordenador Geral da Assembleia

8h50 às 09h– Organização dos grupos de trabalho

9h às 10h45– Início dos trabalhos em grupo

10h45 às 11h45– Plenária para apresentação dos resultados dos grupos

11h45 às 12h– Encerramento e oração final.

Agenda das Assembleias Específicas

Das 8h30 às 12h

07/05 -Vida Religiosa – Centro de Cultura de Formação Cristã

14/05 –Instituições não católicas- Centro de Cultura de Formação Cristã