Festividade de Nossa Senhora de Fátima
29/04/2022

Maio é o Mês Mariano, dedicado à Maria, Mãe de Jesus, e conta com muitas programações na Arquidiocese de Belém. Uma das mais esperadas é a Festividade de Nossa Senhora de Fátima, realizada pelas paróquias dedicadas a Santa, no Bairro de Fátima e no Distrito de Icoaraci.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Antônio Barreto, 2167 – Bairro de Fátima) a festividade ocorrerá de 1° a 15 de maio, este ano com tema “Maria, Mãe da esperança e saúde dos enfermos”.

A abertura oficial será neste domingo (1°) com Missa Solene, às 17h30, presidida pelo Cônego José Luiz Fernandes, pároco da Paróquia Bom Remédio. Após a missa ocorrerá uma carreata de abertura da festividade, que percorrerá ruas no entorno da paróquia e finalizando na própria igreja, que terá missa presidida pelo Padre Paulo Falcão, vigário paroquial da Paróquia de Fátima.

A programação da festividade contará diariamente com novena às 11h30 e 18h, missa às 18h30 e programação cultural. A última missa é presidida por padres convidados.

Ao longo da festividade ocorrem seis Romarias são elas:  Carreata de Abertura no dia 1°, Ciclo Romaria (07), Carreata Grêmio Literário e Recreativo Português (08), Procissão Luminosa (das Velas) dia 12, Carreata para paróquia de Fátima – Icoaraci (13) e procissão do Adeus (13).

Procissão Luminosa (12/05)

Após o comprometimento dos últimos dois anos, a Procissão das Velas ganhará as ruas da capital, no dia 12 de maio, com a participação dos devotos de Nossa Senhora de Fátima, e este ano terá novidade: uma ala com participação especial dos profissionais de saúde e dos devotos que foram curados da Covid-19.

A Procissão Luminosa está prevista para ter início e fim na Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, logo após a Santa Missa das 17h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O trajeto começa em frente à paróquia, na Av. Duque de Caxias, seguindo pela Rua Antônio Barreto, Av. Alcindo Cacela, Rua Domingos Marreiros, Tv. Castelo Branco, José Malcher e José Bonifácio até a Paróquia Fátima. A programação terá transmissão pelas redes sociais da paróquia: Instagram, Facebook e Youtube @santuariodefatimabelempa.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima – (Rua Oito de Maio, 49 – Campina, Icoaraci), a festividade tem como tema: “Cristo Ressuscitado: centro da vida e da missão da Igreja”, e será realizada de 1° a 13 de maio. A abertura oficial será neste domingo (1°) com Novena e Missa Solene às 7h, presidida pelo pároco, Padre Adalberto Brandão.

A programação conta ainda com missa às 9h e novena e missa 19h presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Glaucon Feitosa.  Haverá benção aos trabalhadores em todas as celebrações e às 11h o Bingo do trabalhador, na Quadra de esporte.

A festividade conta diariamente com Terço da alvorada às 6h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h, Novena em honra a Nossa Senhora de Fátima às 19h, missa às 19h30 e Arraia com venda de comidas típicas (a renda será destinada a reforma da paróquia) e programação cultural a partir das 20h30.

Procissão Luminosa (13/05)

Em Icoaraci, a Procissão Luminosa é realizada no dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, após a missa das 18h, presidida pelo Padre Agostinho Cruz, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci) de onde sai a procissão com destino a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na chegada da procissão na Igreja de Fátima, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a missa de encerramento da Festividade Toda programação será transmitida pelas redes sociais das paróquias (https://www.facebook.com/pascomfat)

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Andrew Pinheiro – 98114-4397 (Fátima: Antônio Barreto)
Jaque Sampaio – 98894-4871(Fátima: Icoaraci)