Festividade de Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima
28/04/2022

“Maria, Mãe da Esperança e Saúde dos enfermos”

Maio é o Mês Mariano, dedicado à Maria, Mãe de Jesus, e conta com muitas programações na Arquidiocese de Belém. Uma das mais esperadas é a Festividade com a tradicional Procissão Luminosa de Nossa Senhora de Fátima, realizada pela paróquia dedicada a Santa , localizada na Rua Antônio Barreto, 2167 – Bairro de Fátima, que ocorrerá de 1° a 15 de maio, este ano com o tema “Maria, Mãe da Esperança e Saúde dos enfermos”.

A abertura oficial será neste domingo (1°) com Missa Solene, às 17h30, presidida pelo Cônego José Luiz Fernandes, pároco da Paróquia Bom Remédio. Após a missa ocorrerá uma carreata de abertura da festividade, que percorrerá ruas no entorno da paróquia e finalizando na própria igreja, que terá missa presidida pelo Padre Paulo Falcão, vigário paroquial da Paróquia de Fátima.

A programação da festividade contará diariamente com novena às 11h30 e 18h, missa às 18h30 e programação cultural. A última missa é presidida por padres convidados.

Procissão Luminosa 2022
Após o comprometimento dos últimos dois anos, a procissão luminosa ganhará as ruas da capital com a  participação dos devotos de Nossa Senhora de Fátima, que este ano terá uma novidade:  a participação especial dos profissionais de saúde e dos devotos que foram curados da Covid-19.

No dia 12 de maio, a Procissão Luminosa está prevista para ter início e fim na Praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A saída será logo após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 17h30.

O trajeto começa em frente à paróquia, na Av. Duque de Caxias, seguindo pela Rua Antônio Barreto, Av. Alcindo Cacela, Rua Domingos Marreiros, Tv. Castelo Branco, José Malcher e José Bonifácio até a Paróquia Fátima.

Romarias da Festividade de Fátima
A festividade de Fátima conta com seis Romarias são elas:  Carreata de Abertura que acontece no dia 1°, Ciclo Romaria no dia 07, Carreata Grêmio Literário e Recreativo Português (08), Procissão Luminosa (das Velas) dia 12, Carreata para paróquia de Fátima – Icoaraci (13) e procissão do Adeus (15).

O cartaz 2022
O traz a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e o rio de velas, em segundo plano, assim como também suas flores brancas representando a Paz.

Redes Sociais
Nos últimos dois anos, a festividade de Nossa Senhora de Fátima ganhou mais destaque e visibilidade com o uso de redes sociais onde foram transmitidas toda programação pelo: Facebook, Instagram e Youtube @santuariodefatimabelempa. Este ano teremos mais novidades, será apresentado o aplicativo de Fátima, com localização da Imagem, galeria de imagens, livro de peregrinações, etc,.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Andrew Pinheiro (98114-4397).
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém