Santos Juninos: São João Batista
22/06/2021

Nesta quinta-feira (24) a Igreja Católica celebra mais um Santo Junino, desta vez São João Batista, protetor dos doentes, das amizades e das grávidas.  Filho de um casal de idosos, Zacarias e Isabel que era estéril, mas junto ao esposo rezou por muitos anos para terem um filho.  São João Batista nasceu no dia 24 de junho, seis meses antes de seu primo Jesus Cristo .

Na Arquidiocese de Belém as celebrações em devoção ao Santo ocorrem em Icoaraci, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças desde o dia 16 e na Cidade Velha, na Igreja de São João Batista, pertencente à Catedral de Belém, que começa no dia 24.

Na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça São Pio XII, Icoaraci) a festividade tem como tema: “São João Batista, um coração voltado para Cristo”. Até amanhã 23 haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento às 19h, conduzida pelo Pároco Padre Agostinho Cruz e Missa às 19h30, celebrada por padres convidados da Região Episcopal São João Batista.

Na quinta-feira (24), dia de São João Batista, a programação começa às 8h, com a saída da Imagem de São João Batista, em carro aberto da paróquia para o Mercado Municipal de Icoaraci, que tem São João como padroeiro, na chegada haverá a tradicional ladainha rezada pelos feirantes.

Após as homenagens no mercado, a imagem segue para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Onde, às 17h, haverá Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Adalberto Brandão.  Após a celebração a Imagem de São João sairá em carro aberto da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Oito de Maio – Campina de Icoaraci) para a igreja matriz de São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci ).

Na Chegada terá Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Toda programação será transmitida pelas redes sociais https://www.facebook.com/paroquiasjbnsge .

Na Igreja de São João – (Rua João Diogo – Cidade Velha), capela da Catedral de Belém, a programação começa no dia 24, com Missa às 7h e 18h presidida pelo Cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé, em seguida terá livre e venda de comidas típicas pelo Drive Thru e delivery.

A programação continua até o dia 27, com missa às 17h, celebrada por padres convidados, após as celebrações haverá venda de comidas típicas pelo Drive Thru e delivery e livre de artistas locais. Toda programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da Catedral

Combate à Pandemia

Todas as celebrações regem os cuidados previstos nas orientações pelas autoridades sanitárias e orientações da Arquidiocese de Belém, em combate a Covid-19. Estão sendo mantidos durante todas as celebrações o distanciamento social, controle de acessos respeitando o limite de até 50% da capacidade, o uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool, número maior de missas e transmissão da programação pelas redes sociais das paróquias.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém