Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
24/06/2021

Neste domingo (27) a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como “Maria, a Mãe de Deus” e “Mãe do Perpétuo Socorro”. Nossa Senhora é padroeira dos Padres Redentoristas, que receberam a missão do Papa Pio IX em 1866, de divulgar a devoção ao mundo inteiro após terem recebido o quadro pintando com imagem da Santa.

Na Arquidiocese de Belém as homenagens ocorrem a partir de hoje (24) com o tríduo, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro do Telégrafo e na Área Missionária  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canaã – Marituba.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rodovia Artur Bernardes, nº 459), o tríduo ocorrerá de 24 a 26, com alvorada às 6h e missa às 19h. O tema deste ano é: “Com a Mãe do Perpétuo Socorro, somos esperança e unidade!“.

No domingo (27) dia da padroeira, a programação terá missa às 7h, 8h30, 12h e 18h. Após a última missa, o quadro, que é ícone de Nossa Senhora, será levado em carro aberto pelas ruas do bairro do Telégrafo. Toda programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais https://www.facebook.com/perpetuosocorropa e youtube.com/c/PerpétuoSocorroBelém).

Na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rua Jesus é amor, 51, Canaã – Marituba), o tríduo também será de 24 a 26, com terço às 18h, seguida de Santa Missa. No dia da padroeira a programação terá terços às 8h e Santa Missa às 9h, seguida com programação cultural.

Combate à Pandemia

Todas as celebrações regem os cuidados previstos nas orientações pelas autoridades sanitárias e orientações da Arquidiocese de Belém, em combate a Covid-19. Estão sendo mantidos durante todas as celebrações o distanciamento social, controle de acessos respeitando o limite de até 50% da capacidade, o uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool, número maior de missas e transmissão da programação pelas redes sociais das paróquias.

O QUADRO

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro traz em si diversos significados, na parte superior do quadro encontra-se inscrito, em grego, “Mãe de Deus”. Acima dos ombros de Nossa Senhora, encontram-se dois anjos, à sua esquerda São Miguel Arcanjo, que segura a lança, a vara com a esponja. Já do lado direito, São Gabriel Arcanjo, que segura a cruz e os pregos. São símbolos que indicam o sofrimento de Cristo na cruz e anunciam a Paixão do Senhor. Abaixo deste anjo, também tem mais uma abreviação grega para: “Jesus Cristo”. A estrela no véu de Nossa Senhora simboliza que ela é a estrela do mar que trouxe a luz de Cristo para o mundo em trevas. A estrela que conduz ao porto seguro do céu.

Serviço:Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Data/Hora: Domingo dia 27 de junho, das 8h às 19h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rodovia Artur Bernardes, nº 459)
Informações:
Pastoral da Comunicação – Pascom