Santos Juninos: São Pedro e São Paulo
28/06/2021

Encerrando as comemorações dos Santos Juninos, a Igreja Católica celebra amanhã (29) a solenidade de São Pedro e São Paulo. São Pedro é o primeiro Papa da Igreja da Católica, padroeiro dos pescadores e protetor das viúvas. São Paulo é conhecido como o Apóstolos dos Gentios e o grande evangelizador.

No dia de São Pedro e São Paulo também é comemorado o Dia do Papa. A igreja católica no Brasil transfere para o domingo seguinte, este ano será no dia 04 de julho.  Na Arquidiocese de Belém as homenagens aos santos ocorrem na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Guamá e na Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro, com programação até o dia 04 .

Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Rua Barão de Igarapé Miri, 430, Guamá), no dia dos padroeiros (29) a programação contará com Santa Missa, às 12h, presidida pelo Pároco, Padre José Antônio da Paixão, que fará a tradicional benção das chaves, referência a passagem bíblica: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus.” Evangelho de São Mateus capítulo 16, versículo 19. Haverá também celebração às 18h30, conduzida pelo Vigário, Padre Evandro Luiz Fonseca Araújo.

A festividade deste ano tem como tema “Com Pedro e Paulo unidos a São José, somos chamados a testemunhar nossa fé”. A programação iniciou no último sábado (26) de junho, e segue até o próximo domingo, 4 de julho,  com novena às 18h, seguida de missa.  O Encerramento no dia(04) será com a saída das imagens de São Pedro e São Paulo em carro aberto pelas ruas do bairro do Guamá,  às 16h.

Na Paróquia de São Pedro Pescador (Rodovia BL 13, N°100, Baía do Sol – Mosqueiro), no dia do padroeiro (29) haverá terço às 18h, seguido de Santa Missa.  Do dia 30 de junho a 3 de julho haverá visita com a barca e imagem São Pedro Pescador nas comunidades pertencentes a paróquia, onde será celebrada missa às 18h30.  Já dia 4 de julho, na Igreja Matriz, terá terço seguido de missa às 7h e 18h.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém