Ordenação Diaconal 2021
24/12/2021

A Arquidiocese de Belém convida para a Ordenação de 35 diáconos permanentes, no próximo domingo, dia 26, data em que comemoramos Santo Estêvão, padroeiro dos diáconos. A celebração será na Basílica Santuário de Nazaré, às 10h, com missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré, Portal Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

Os candidatos a serem ordenados tiveram quartos anos de formação na Escola Diaconal Santo Efrém – Ananindeua, entre os anos de 2018 e 2022, e cumpriram com todas as etapas das disciplinas, retiros e formação geral. A comissão formadora é composta pelo diretor Padre Humberto e os diáconos Silvio Ricardo, Marco Onildo e Otacílio Rodrigues Dias.

Após a ordenação os diáconos serão orientados pelo Padre Lindomar Silva Pinheiro, Vigário Episcopal para o Diaconato Permanente, direcionará os diáconos para os serviços pastorais em diversos setores da Arquidiocese de Belém.

Sobre o diaconato

O primeiro grau do Sacramento da Ordem é designado “Diaconato”. Desempenha funções de serviço (Diaconia) e, que não exerce o sacerdócio. Atua no auxílio dos padres e bispos. As suas tarefas, em contexto eclesial, são as de direção e administração, atividades sociais e de caridades. Auxilia, também, o presbítero ou o Bispo, nas celebrações, assim como a de representar a Igreja em atos de rito sacramental, tais como o Batismo, o Matrimônio e as Exéquias. O diácono permanente pode ser casado ou de vida celibatário.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro