Mudanças Pastorais 2022
11/01/2022

Como ocorre todos os anos haverá mudanças em 22 das 99 paróquias, com objetivo dinamizar o atendimento pastoral. Haverá mudança também na Coordenação de Pastoral, nas Regiões Episcopais São Vicente de Paulo e São João Batista, Pastoral da Caridade e nos seminários

Todo processo para fomentar a dinâmica pastoral inclui troca de padres, criação de paróquias, elevação de Área Missionária para paróquia, mudanças de vigários episcopais, entre outras ações.

Hoje (11) a Paróquia Santa Maria Goretti – Guamá, recebe o Padre Levi Joaquim de Oliveira como novo pároco, durante missa, às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Amanhã (12) Paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus – Jurunas, completa 87 anos de criação e ganhará mais um sacerdote. Padre André Luiz Maia Teles tomará posse como primeiro Co-Pároco, durante missa, às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo pároco Monsenhor Marcelino Ferreira e o vigário paroquial Padre Fábio Giovanni Martins Jacob de Carvalho.

Monsenhor Marcelino é pároco há 32 anos, muito querido pelos fiéis e moradores do bairro do Jurunas. Nos últimos anos tem tido problemas de saúde e conta desde 2012 com a ajuda pastoral do Vigário Paroquial, Padre Fábio Giovanni, e agora contará com o co-Pároco, Padre André Teles nas questões administrativas e pastorais.

Padre André tem uma relação desde a infância com a Paróquia Santa Teresinha, criado no bairro do Jurunas, nela que iniciou sua vocação sacerdotal, foi batizado, crismado, realizou a primeira comunhão, foi coroinha e ordenado padre em 1° de outubro de 2008, dia de Santa Teresinha.

Quinta-feira (13) Paróquia da Divina Misericórdia, recebe Padre Ulisses José Albuquerque de Campos como Pároco, durante missa, às 19h, presidida pelo Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa.

No domingo (15) Área Missionária São Francisco do Murinin – Benevides será elevada à paróquia, durante missa presidida pelo Arcebispo Dom Aberto, e terá como Moderador Padre João Paulo de Mendonça Dantas.

Outra mudança será na Coordenação de Pastoral que terá o Padre Agostinho Filho Souza Cruz, como Vigário Geral da Arquidiocese para a Pastoral.  Cônego Sílvio da Silva Trindade será o novo Vigário Episcopal para a Caridade e a Ação Social na Arquidiocese de Belém.

Nas Regiões Episcopais São João Batista e São Vicente de Paulo recebem novos vigários episcopais. Padre Ivan da Silva Conceição para São Vicente e Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão para São João.

CRONOGRAMA DE POSSE DE PÁROCOS E VIGÁRIOS NAS PARÓQUIAS

16 de janeiro, 19h – Paróquia São Pedro Pescador – Mosqueiro: Pároco Padre Joseildo Zeferino da Silva;

16 de janeiro de 2022, 19h – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro: Pároco Padre Leonardo Matias;

17 de janeiro, 19h – Paróquia Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência – Val-de-Cans: Padre Gelcimar Sousa Santos como Pároco Padre e Vigário Paroquial Padre Davi Pantoja (recém ordenado);

18 de janeiro, 19h – Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças: Vigário Paroquial Padre Erick Ramon de Araújo Bezerra (recém ordenado);

19 de janeiro, às 19h – Pároco da Paróquia São Francisco das Ilhas: Pároco Padre Evandro Luiz Fonseca Araújo;

25 de janeiro, 19h – Paróquia São José Operário – Icuí: Vigário Paroquial Padre Leonardo Monteiro (recém ordenado);

27 de janeiro, 19h – Paróquia do Santíssimo Redentor do Icuí: Pároco Padre Antônio Cézar Augusto de Souza;

30 de janeiro, 9h – Pároco da Paróquia de São Sebastião, Sacramenta: Padre Moisés do Socorro Lima de Matos será o novo Pároco;

30 de janeiro, às 19h – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Júlia Seffer: Padre Frei Gutemberg;

03 de fevereiro 19h, Paróquia da Sagrada Família – Curió Utinga: Padre Pedro Diocrésio Francisco, Pároco;

06 de fevereiro, às 9h – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Águas Lindas: Pároco Padre José Luís Bezerra Lima Aguiar;

06 de fevereiro, 18h – Basílica Santuário de Nazaré: Reitor Padre Francisco de Assis Felino;

Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro:  Vigário Paroquial Padre Demison Batista Foiquinos (recém ordenado);

Paróquia da Santíssima Trindade: Vigário Paroquial Padre Roberto Ademir Melgar Henriques Júnior (recém ordenado);

Paróquia do Apóstolo Santo André: Vigário Paroquial Padre Augusto Muller (recém ordenado;

Paróquia São Pedro e São Paulo – Guamá: Padre José Maria da Silva Santos como Vigário Paroquial.

NOVAS FUNÇÕES

• Padre Agostinho Filho Souza Cruz – Vigário Geral da Arquidiocese de Belém para a Pastoral;
  • Cônego Sílvio da Silva Trindade – Vigário Episcopal para a Caridade e a Ação social na Arquidiocese de Belém
  • Padre Ivan da Silva Conceição – Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo,
  • Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão – Vigário Episcopal da Região São João Batista
  • Padre Alan Henrique Reitor do Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost – Ananindeua.
  • Padre Glebson Joan Nunes Rodrigues -Diretor Espiritual dos Seminários da Arquidiocese de Belém – Ananindeua;
  • Padre Glaudemir Simplício de Lima – Prefeito de Estudos dos Seminários da Arquidiocese de Belém – Ananindeua.

MUDANÇAS JÁ REALIZADAS

• Paróquia São Marcos – Marituba, recebeu no dia 5 de janeiro o novo pároco, Padre Vandilson Sousa Lima.
  • Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, recebeu no dia 17 de dezembro o Padre Lindomar Pinheiro novo pároco e o Padre Ozenildo Dias, como Vigário Paroquial.
  • Área Missionária Ascensão do Senhor, instalada no dia 15 de dezembro, no Conjunto Uirapuri, em Ananindeua.
  • Região Episcopal São Vicente de Paulo, acolheu no dia 15 de dezembro, Padre Ivan da Silva Conceição, como novo vigário episcopal.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro