Instalação de nova paróquia na Arquidiocese de Belém
07/04/2021

A Arquidiocese de Belém instala nesta quinta-feira (08), a paróquia de número 97, que terá o título de Cristo Redentor, localizada na rodovia Mario Covas, esquina com a avenida Portugal, no bairro do Coqueiro, e fará parte da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus

A cerimônia de instalação será com Santa Missa às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e pelos padres da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. Na ocasião Dom Alberto dará posse ao Padre Humberto Paiva Brito, como o primeiro pároco da Paróquia Cristo Redentor.

A nova sede paroquial foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Pádua e integrará a Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus. Terá como comunidades pertencentes: Santo Expedito; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora de Nazaré; e Santa Marta.

A região Coração Eucarístico de Jesus tem como Vigário Episcopal o Cônego José Luiz Alves Fernandes e conta com mais 23 padres, 80 comunidades divididas entre 13 paróquias, que atendem o Bengui, Catalina, Mangueirão, Sideral, Temone, Una, Cabanagem, Satélite e parte do Coqueiro.

Pároco

Padre Humberto Paiva Brito foi ordenando em março de 2019, durante as comemorações dos 300 anos da Diocese de Belém, sendo na Arquidiocese de Belém o primeiro diácono permanente a ser ordenado padre depois de viúvo. Após a ordenação foi nomeado vigário da paróquia de Santo Antônio de Pádua onde estava até então.

Próximas Instalações

Ainda no mês de abril haverá a reinauguração e dedicação do altar da Capela Nossa Senhora de Nazaré nas dependências da Fundação Nazaré de Comunicação.

O Bairro da Pedreira terá o um Santuário, a partir do dia 1° de maio, data em que a Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida, localizado na av., Pedro Miranda, 1566, será elevada e a Arquidiocese de Belém passará a ter dois Santuários, sendo o primeiro de Nossa Senhora de Nazaré.

Para setembro está prevista a instalação da Área Missionaria São Vicente, na Pratinha e sem data definhada estão as Áreas Missionarias Nossa Senhora de Guadalupe, na sacramenta e São José, em Outeiro.

Últimas Instalações

Em dezembro de 2020 foi instalada Área Missionária Santa Maria Mãe de Deus (96), localizada no Bairro do Castanheira, tendo como Administrador da Área Missionária o Padre Antônio Morais Oliveira, que já passou pelas paróquias Mãe da Divina Providência e Fátima (Antônio Barreto).

A Área Missionária foi desmembrada da Paróquia Cristo Reis e conta as Comunidades: Cristo Amigo; Nossa Senhora de Aparecida; Cristo Salvador; e Nossa Senhora Rainha dos Corações. E integra a Região Episcopal São Vicente de Paulo.

Em julho de 2020 foi instalada a Paróquia Santa Teresinha da Amazônia (95), que tem como pároco o Padre Gabriel Aparecido Paes. O Sacerdote foi ordenado junho de 2018 e exercia a função de Vigário Paroquial na Paróquia Jesus Ressuscitado até assumir a nova paróquia.

A Paróquia Santa Teresinha da Amazônia foi desmembrada da Paróquia Jesus Ressuscitado e integra a Região Episcopal Santa Cruz, conta com três comunidades: Rosa Mística; Sagrada Família; São Arcanjo Gabriel..

Serviço:

Instalação da Paróquia Cristo Redentor