Sermão das Sete Palavras
01/04/2021

A edição 142° do Sermão das Sete Palavras, ocorrerá nesta Sexta-Feira Santa (02), na Capela Santo Antônio (Rua Frei Gil, esquina com Gaspar Viana), às 12h. Assim como no ano passado, não terá a participação do público, mas os fiéis podem acompanhar pelos meios de comunicação da Arquidiocese ( (Rádio 91,3 FMTV Nazaré canal 30.1, Portal (www.fundacaonazare.com.br)) e redes sociais.

Cada edição é um pregador diferente escolhido pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e para este ano o convidado foi o Cônego Roberto Emilio Cavalli Júnior, Cura da Catedral e Vigário Episcopal da Região Sant’Ana.

O Sermão

É a meditação das Sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”.  São elas: 1. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34); 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43); 3. “Mulher, eis o teu filho. Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-271); 4. “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?” (Mc 15, 34); 5. “Tenho sede” (Jo 19, 28); 6. “Tudo está consumado” (Jo 19, 30); 7. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46).

A cada “Palavra” meditada é ilustrada com uma estrofe do cântico “Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore Sulla Croce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante e os fiéis são convidados ao recolhimento e oração

Pregador do Sermão das Sete Palavras 2021 (Biografia)

Cônego Roberto Emilio Cavalli Júnior, tem 43 anos, nasceu no dia 21 de março de 1978, em Belém, filho de Maria José Cabral Cavalli e Roberto Emílio Cavalli

Formado pelo no Seminário São Pio X, da Arquidiocese de Belém, com ordenação sacerdotal no dia 06 de julho de 2011, por Dom Alberto Taveira Corrêa. Padre Roberto, é formado em Teologia pelo Instituto Regional para formação Presbiteral   e em direito pela Universidade da Amazônia – Unama

Atualmente é Cura da Catedral Metropolitana desde 2017, Vigário Episcopal da Região Sant’Ana, Diretor Geral da Fundação Nazaré de Comunicação, membro do Conselho Presbiteral e do Cabido Arquidiocesano. Foi Vigário paroquial da Catedral de julho a novembro de 2011, pároco da Paróquia Santa Luzia – de novembro de 2011 a dezembro de 2016.

Pregadores dos últimos dez Anos

• 2020- Cônego Vladian Silva Alves
  • 2019 – Padre Moisés do Socorro Lima de Matos
  • 2018 – Dom Antônio de Assis Ribeiro
  • 2017 – Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz
  • 2016 – Padre Carlos Augusto Azevedo
  • 2015 – Dom Irineu Roman
  • 2014 – Cônego José Gonçalo Vieira
  • 2013 – Frei Eduardo Farias
  • 2012 – Dom Teodoro Mendes Tavares
  • 2011- Cônego Cláudio Barradas

Da origem

O primeiro Sermão realizado na Arquidiocese ocorreu em 10 de abril de 1879, organizado pelas Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti (popularmente conhecidas como Irmãs Doroteias), no qual refletiram sobre as últimas palavras proferidas em Jesus na Cruz. As primeiras edições foram organizadas pelas próprias Religiosas da Congregação, que entoavam cantos em italiano, com letras alusivas a cada palavra meditada. Com melodias suaves e dolentes, os cantos convidavam ao recolhimento e a oração.

Ao longo dos anos ocorreram mudanças, porém, desde o início os fiéis permanecem lotando a Capela do Colégio Santo Antônio, na Sexta-Feira Santa, para, em contrito silêncio, acompanhar de perto a Agonia de Jesus na Cruz.

Seu título “Sermão das Sete Palavras” ou “Sermão dos Três Horas da Agonia” relembram as sete palavras de Jesus na cruz, A Cerimônia do Sermão das Sete Palavras, que integra a tradição católica, está diretamente relacionada com espiritualidade da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti.

Fundado pela Santa Paula Frassinetti, em Gênova – Itália, a congregação chegou em Belém em 1877, a convite do 10° Bispo do Pará, Dom Macedo Costa, trazendo a missão educacional e as devoções próprias de seu carisma, entre alas, a devoção às “Três Horas de Agonia” realizada pela primeira vez, no dia 10 de abril de 1879.

A devoção do Sermão agradou a piedade popular, atraindo nos anos seguintes um número cada vez maior de fiéis. Entusiasmadas, as irmãs logo procuraram melhorar a ambientação da Capela do Colégio Santo Antônio, cuidando da visualização do ícone central, acima do Altar-Mor.  Encomendaram da Itália expressivas e belas imagens para compor o Calvário: Nosso Senhor Crucificado, Nossa Senhora das Dores, São João e Santa Maria Madalena; as quais aqui chegaram em 05 de abril de 1881. Tais ícones até hoje encantam os que visitam a Capela do Colégio Santo Antônio, sobretudo, os fiéis que acompanham o “Sermão das Sete Palavras”.