Festividade de São José Operário
26/04/2023

A Igreja Católica celebra na próxima segunda-feira, 1° de maio, o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. A data foi instituída em 1955, pelo Papa Pio XII, para enobrecer os frutos do esforço humano através do trabalho: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” (Pp. Pio XII).

Na Arquidiocese de Belém a festividade ocorre na Paróquia de São José Operário – Icuí (Conjunto Carnaúba Alameda A, n° 46, Ananindeua), desde o dia 23 de abril e segue até 1° de maio, com missa às 19h, celebrada por padres convidados e arraial com vendas de comidas típicas e apresentações culturais.

Na segunda-feira (1°) Dia de São José Operário, a programação começa às 7h, com procissão saindo da Comunidade Santa Luzia com destino a Igreja Matriz, na chegada haverá  Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Ailton Melo Teixeira.  A Missa Solene será às 19h,  presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, em seguida haverá programação cultural.

São José é celebrado também no dia 19 de março, como padroeiro da família e dos pais e patrono da Igreja Católica.  Nas paróquias de São José nos bairros de Canudos, no Umarizal, Águas Lindas e no distrito de Outeiro haverá Missa Solene na segunda-feira (1).

Na Paróquia São José Esposo de Maria – Distrito de Outeiro (rua Flamengo, s/n, bairro do Água Boa, Ilha de Caratateua), haverá missa às 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Na Paróquia São José – Umarizal (Rua Domingos Marreiros ,104, Umarizal), haverá missa ao longo do dia, às 7h, 11h, 17h e 19h.

Na Paróquia São José de Queluz – Canudos (Rua Cipriano Santos, 311), a programação contará com missa às 6h30 e 19h.

Já na Paróquia São José dos Verdejantes – Águas Lindas (Conjunto Verdejantes, travessa terceira, s/n), a  Missa Solene será às 19h.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro