Festividade de Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci e Fátima )
28/04/2023

A Igreja Católica celebra em maio o Mês Mariano, um tempo dedicado à Nossa Senhora tendo algumas festas marcantes, como dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, dia 14 dia das mães, dia 24 Nossa Senhora Auxiliadora.

Na Arquidiocese de Belém do Pará a programação em comemoração ao Mês Mariano, conta com a coroação de Nossa Senhora, a descida e subida do Glória das Imagens de Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida, aniversário do título de Santuário das paróquias de Nazaré e Aparecida, e a Festividade de Nossa Senhora de Fátima.

Começando no dia 01º de maio, com a festividade de Nossa Senhora de Fátima, momento de preparação para as Procissões Luminosas, que reúne cerca de 300 mil pessoas pelas ruas do Bairro de Fátima e no Distrito de Icoaraci.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima –Rua Antônio Barreto, 2167 – Bairro de Fátima

A festividade tem como tema “Com Maria caminhamos juntos na alegria do Evangelho” e ocorrerá de 1 a 14 de maio.

A abertura da festividade será na segunda-feira (1°) com Missa Solene, às 18h30, presidida pelo pároco, Cônego Silvio Trindade. Após a missa ocorrerá a carreata de abertura da festividade, que percorrerá ruas no bairro de Fátima e o tradicional arraial com vendas de comidas e atrações culturais.

A programação da festividade contará diariamente com Novena de Nossa Senhora de Fátima às 11h30 e 18h, missa às 12h e 18h30 celebrada por padres convidados e programação cultural.

A tradicional Procissão Luminosa das Velas será realizada no dia 12 de maio, após a Missa Solene das 17h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A programação conta ainda a Ciclo Romaria (06), Carreata Grêmio Literário e Recreativo Português (07), Procissão dos Carros das Promessas (11), Carreata para paróquia de Fátima – Icoaraci (13) e procissão do Adeus (14).

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Rua Oito de Maio, 49 – Campina, Icoaraci

A festividade tem como tema: “Maria, modelo de vocação” e será realizada de 1° a 14 de maio.

De 1º a 6 de maio será realizada a Semana Missionária nas Comunidades pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Segunda-feira, dia 01º será nas comunidades São Tarcísio e São Sebastião; terça-feira (02) Santíssima Trindade e São Jorge, quarta-feira (03) Renovados e São Benedito, quinta-feira (04) Santa Teresa e Fátima, sexta-feira (05) São José e Divina Misericórdia e sábado Nossa Senhora de Nazaré e Divino Espírito Santo.

As visitas terão como programação iniciando às 9h, com visita e benção às famílias, e segue ao longo do dia com unção para enfermos e idosos, almoço com as forças vivas da comunidade, confissões, orientação espiritual, novena e procissão. O encerramento será às 19h30 com missa e em seguida o Arraial Mariano na Comunidade do dia.

No domingo (07) a abertura oficial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima contará com novena às 6h30 e às 18h30, missa às 7h, 9h e 19h, esta última presidida por Dom Paulo Andreoli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

De 08 a 12 de maio a festividade terá diariamente terço da alvorada às 6h30, confissão às 9h, Novena de Nossa Senhora de Fátima às 18h30, missa às 19h e Arraia com venda de comidas típicas e programação cultural a partir das 20h.

Em Icoaraci, a Procissão Luminosa é realizada no dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, após a missa das 18h, presidida pelo Maurício Henrique, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça Pio XII, 148 – Icoaraci) de onde sai a procissão com destino a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Na chegada da procissão na Igreja de Fátima, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a missa de encerramento da festividade.

•  Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima
    – Erica Lima (48) 98428-3035 (WhatsApp) / (91)983054288 – Assessora de Imprensa da Festividade
    – Andrew Pinheiro – 98846-3633 –  Pastoral da Comunicação – PASCOM
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Icoaraci