Festividade de Santa Rita de Cássia
18/05/2022

No próximo domingo, dia 22 de maio, a Igreja Católica celebra  Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperadores. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ocorrem em Canudos, Cidade Nova V,  no Distrito de Icoaraci, Marambaia e Icui

A tradicional Procissão das Rosas estará de volta nas paróquias, suspensa devido ao período de dois anos da pandemia. Destaca-se a procissão da Paróquia São José de Queluz, localizada em Canudos, que em abril de 2019 foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.

Na Paróquia São José de Queluz, situada na Avenida Cipriano Santos, 311, Canudos, a festividade começou no último dia 13 e segue até o próximo dia 22, com o tema “Santa Rita, intercessora pela paz nas famílias e no mundo”.

A programação conta sempre com a novena seguida de Santa Missa, às 19h, exposição da reliquia de primeiro grau de Santa Rita durante as celebracoes, as quintas-feiras  novenas  às 7h, 10h e 18h   Já nos dias 20, 21 e 22 terá venda de comidas típicas e atrações culturais a partir das 20h.

Domingo (22), dia de Santa Rita, a programação começa com missas, às 7h, presidida pelo Padre Frei Paulo Alessandro Dias. Ao término da celebração sairá a tradicional Procissão das Rosas. A procissão percorre as ruas de Canudos no percurso  de 2.32Km, e passa pela Avenida Cipriano Santos, Av. Teófilo Condurú, Tv. Segunda de Queluz, Av. Ceará, Tv. Primeira de Queluz, Cipriano Santo até a retornar a Paróquia.

Ao longo deste dia a igreja ficará aberta para visitação e contará ainda com celebrações às 11h, 17h e 19 horas

Paróquia Santa Rita de Cássialocalizada Cidade Nova V, We 32 – Ananindeua, a festividade  começou no dia 12 de maio e segue até o dia 22. Este ano o tema é “Com Santa Rita, vivamos a sinodalidade na missão da igreja de Belém”. A programação conta com  Santa Missa, às 18h30, presidida por padres convidados, arraial com vendas de comidas e atrações culturais

No domingo (22) a programação começará às 7h, com missa presidida pelo Padre Romeu Ferreira, Vigário Paroquial. Já às 9h a missa será conduzida pelo Pároco, Padre Lindomar Pinheiro. Às 12h a missa será com André Maia Teles, Co-pároco da Paróquia Santa Teresinha – Jurunas. Pela tarde a missa será com o Padre Romeu Ferreira, às 17h, e, a última do dia, às 19h, será com Solenidade presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém.

Na Comunidade de Santa Rita Santa Rita de Cássia, pertencente a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça Pio XII, 148, em Icoaraci, a festividade será realizado entre os dias 19 e 22, com tema “Santa Rita, mestra do amor!”. O Tríduo ocorrerá de 19 a 21, na Comunidade. no dia 22 a programação será na Igreja Matriz, às 18h com Missa solene e Procissão das Rosas, presidida pelo Pároco, Padre Agostinho Cruz.

Na Comunidade Santa Rita Cássia, pertencente a Paróquia São Jorge, localizada na Alameda Água Cristal, 424, Marambaia, o tríduo e festa de Santa Rita será de 19 a 22, às 17h.  No dia de Santa Rita a programação começa às 16h, com Procissão das Rosas saindo da Rua Esperanto (Esquina da Rua Anchieta) com destino a Comunidade.  Após a chegada terá a Santa Missa presidida pelo Pároco, Padre Raimundo Ribeiro.

Comunidade Santa Rita de Cássia, pertencente a Paróquia São José Operário, localizada no Conjunto Tuari, quadra 17, número 1, Icuí, a festividade será de 20 a 22, com tema:” Santa Rita, ensina-nos a ser perseverantes na missão”.

A programação conta com missas às 19h, presididas pelo Vigário Paroquial, Padre Leonardo Monteiro nos dias 20 e 21 e no dia de Santa Rita (22), pelo Pároco, Padre Ailton Melo.  Após as missas terá programação cultural.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro